Uma nova ferramenta para medir a eficácia das leveduras em vacas de leite

2021-12-04

Autor:  Kamal Mjoun

A suplementação com leveduras é prática comum para melhorar a eficiência da utilização e o desempenho das rações em vacas de leite. É sabido que os suplementos que contêm leveduras vivas podem melhorar a fermentação do rúmen e o processo digestivo, estabilizando o pH do rúmen e estimulando o crescimento de populações microbianas benéficas. Estas alterações positivas podem ser atribuídas a fatores de crescimento, incluindo peptídeos, e ao efeito na anaerobiose que cria condições ótimas para a microflora do rúmen.

O bom funcionamento do rúmen permite uma melhor ingestão da ração e maior eficiência digestiva em vacas de leite, ao contrário um rúmen que não está no seu ponto ótimo de funcionamento pode ter um impacto negativo na ingestão das rações, na saúde e no desempenho geral das vacas. Formular a ração corretamente e compreender como cada ingrediente da ração interage no conjunto dos ingredientes pode ajudar ao bom funcionamento do rúmen e do sistema digestivo das vacas de leite.

Como garantir que as boas formulações produzem os resultados esperados?

Os trabalhos científicos publicados e as décadas de experiência com o uso de Yea-Sacc® em explorações leiteiras comprovam que a maioria dos regimes alimentares em vacas de leite responde positivamente a esta cultura de leveduras, à base Saccharomyces cerevisiae, que estimula o crescimento de bactérias benéficas que ajudam a digerir as fibras no rúmen e a reduzir a acidose ruminal. Esta alteração na comunidade microbiana tem os seguintes benefícios:

  • pH estável no rúmen, que é propício a uma melhor digestão das fibras e à redução da acidose ruminal.
  • Melhoria da ingestão da ração.
  • Mais de litros de leite por vaca e de melhor qualidade.

No entanto, nem todas as estratégias de formulação têm os mesmos efeitos. Por isso, pode a acontecer que a suplementação com Yea-Sacc® não produza os resultados esperados.

Para quantificar a eficácia do Yea-Sacc® na melhoria da fermentação no rúmen e na utilização dos nutrientes em rações completas (TMR - Total Mixed Ration), visando uma maior precisão no uso do Yea-Sacc®, a Alltech criou o Alltech IFM™: Yea-Sacc® Value Test (YSVT®).

A resposta das rações completas (TMR) em vacas de leite à suplementação com Yea-Sacc®   pode variar consoante a mistura utilizada. Os modelos de formulação são limitados na previsão dos efeitos dos suplementos alimentares não nutritivos na fermentação do rúmen, o que limita a precisão da formulação da ração e a previsão da eficácia de um determinado suplemento. Um teste rápido realizado em laboratório para avaliar o potencial do Yea-Sacc® pode ajudar a melhorar o valor nutritivo das rações completas, em cada caso concreto.

Com base no Alltech IFM, um modelo in vitro de fermentação do rúmen usado para caracterizar a cinética de digestão alimentar, o YSVT é uma abordagem inédita à análise da fermentação do rúmen. As técnicas convencionais de simulação in vitro do rúmen são geralmente realizadas durante um período mais curto, de 48 a 72 horas de fermentação. Por isso, estas técnicas não permitem uma avaliação precisa da eficácia dos suplementos à base de leveduras, como é o caso do Yea-Sacc®, pois os efeitos destes suplementos na comunidade microbiana do rúmen só são visíveis passados 4 a 7 dias.

À medida que o animal se adapta à presença de Yea-Sacc® no seu regime alimentar, a população microbiana do rúmen altera-se, passando a conter maiores concentrações de bactérias que digerem as fibras e reduzem a acidose ruminal. O YSVT utiliza líquido do rúmen colhido tanto em animais já habituados ao Yea-Sacc®, como em animais aos quais não foi dada a suplementação com esta levedura. Isto permite a correta adaptação da comunidade do rúmen ao Yea-Sacc® sem a necessidade de incubação no laboratório por um longo período de tempo.

O ensaio YSVT mede indicadores-chave da fermentação, incluindo:

  • Digestibilidade
  • Concentração de ácido láctico
  • Energia útil (isto é, energia produzida a partir da fermentação de hidratos de carbono)
  • Eficiência energética do rúmen (isto é, energia útil por quilo de alimentos digeridos)

Até à data foram analisadas mais de 200 amostras de ração completa (TMR) de vacas de leite. Mais de 93% das amostras apresentaram uma resposta positiva à suplementação com Yea-Sacc®  quanto à energia útil e à eficiência energética, com uma resposta média de +13%.

Em cerca de 50% do total das amostras, o aumento da energia útil libertada não foi correlacionado com melhorias na digestibilidade. Isto indica que o Yea-Sacc® aumenta a eficiência da conversão dos nutrientes alimentares em energia útil para o animal, provavelmente através de um microbioma mais eficiente e saudável. A resposta ao ácido láctico foi mais variável, com mais de 60% das amostras a apresentarem uma diminuição da concentração, indicando haver risco reduzido de pH e acidose baixos no rúmen.

Em conclusão, o YSVT ajuda os nutricionistas e os produtores a compreender o valor das leveduras na melhoria da fermentação do rúmen. Isto permite adaptar as estratégias suplementação das rações com vista a maximizar a energia produzida a partir da fermentação do rúmen e a melhorar a eficiência digestiva nas vacas de leite.  

Futuramente, esta ferramenta será otimizada para permitir uma melhor compreensão da interação dos ingredientes, da composição nutritiva da ração completa e da resposta ao Yea-Sacc® e também serão desenvolvidos modelos preditivos para quantificar o desempenho animal esperado com base no resultado de um determinado perfil de fermentação.

Alltech Portugal

Facebook: AlltechEurope

Web: Alltech.com/Portugal

Alltech Portugal

Parque Empresarial Primóvel, Estrada Terras da Lagoa, Edifício A3 – 2º C

Rio de Mouro |  2635-595 Rio de Mouro 

Tel: (+351) 219605510   

Email: infoportugal@alltech.com

 

background image