Uma abordagem holística à alimentação dos leitões sem Óxido de Zinco

2022-02-16

Por: Hazel Rooney, Coordenadora Técnica Suínos, Alltech Irlanda

Como é sabido, a utilização de doses terapêuticas de óxido de zinco (ZnO) nas rações para prevenir e controlar a diarreia pós-desmame nos leitões, será proibida a partir de junho de 2022, na União Europeia. A primeira parte desta série de três artigos, explicou o porquê da utilização generalizada do ZnO na alimentação dos leitões e as  preocupações  ambientais e sanitárias subjacentes à  utilização prolongada  do ZnO.

A solução para garantir que a produção de suínos é mantida nos atuais níveis de qualidade numa era pós-óxido de zinco passa por adotar uma abordagem holística que englobe as melhores práticas em termos de nutrição, gestão, saúde e bem-estar. A parte três desta série de artigos aborda vários destes fatores, que integrados numa abordagem holística permitem reduzir a diarreia pós-desmame dos leitões e reduzir  a dependência de ZnO.

Adotar uma abordagem holística

Infelizmente, não há uma "solução milagrosa" para substituir o ZnO. Os produtores de suínos da UE terão, por isso, de adotar um conjunto de práticas nutricionais e de gestão para controlar a diarreia pós-desmame nos leitões. Vejamos algumas destas práticas:

1. Nutrição

Dietas com baixo teor proteico: A redução do nível de proteína bruta na dieta dos leitões, por um curto período de tempo após o desmame, ajudará a reduzir a incidência de diarreia e a melhorar a saúde intestinal dos leitões, uma vez que evita excesso de proteína não digerida no intestino grosso. Dietas pobres em proteína crua apresentam as vantagens para o intestino:

  • Redução de bactérias proteolíticas
  • Redução de E. coli
  • Diminuição dos casos de diarreia

No entanto, é fundamental garantir que os aminoácidos essenciais continuam a ser fornecidos aos leitões de acordo com as suas necessidades.

Dietas ricas em fibra: A fibra na dieta pós-desmame desempenha um papel importante no controlo da morfologia intestinal e da microbiota e na melhoria da saúde do intestino.  As vantagens de uma dieta rica em fibra dietética são:

  • Diminuição dos sintomas de diarreia
  • Menor incidência de problemas de E. coli
  • Diminuição do tempo de retenção dos alimentos digeridos no trato gastrointestinal

A fibra também pode aumentar a atividade de algumas enzimas digestivas, como a lipase.

Ácidos orgânicos: Os ácidos orgânicos têm sido utilizados com sucesso na produção de suínos como ferramenta útil para controlar a diarreia pós-desmame e para promover o crescimento dos leitões, particularmente no período de desmame. O benefício dos ácidos orgânicos provém das suas poderosas propriedades antibacterianas, antivirais e antifúngicas. As vantagens de incluir ácidos orgânicos na dieta são:

  • Aumento da digestibilidade dos nutrientes
  • Melhoria do crescimento
  • Menor incidência de diarreia pós-desmame
  • Diminuição de processos inflamatórios

No entanto, a resposta aos ácidos orgânicos depende de vários fatores, como o tipo de ácido orgânico utilizado, a taxa de incorporação, o estado de saúde dos leitões e os estado de saúde e bem-estar do efetivo.

2. Gestão

Saúde intestinal das porcas e dos leitões: Garantir um início de vida saudável aos leitões ajudará a maximizar o seu rendimento durante a vida e a minimizar o uso de antibióticos. A chave para o conseguir está em promover a saúde e o desenvolvimento do intestino o mais cedo possível após o nascimento. O programa Alltech Seed, Feed, Weed (SFW)  promove a saúde intestinal das porcas e dos leitões, ao atuar na população microbiana do intestino, estabelecendo populações microbianas benéficas e mais diversificadas, reduzindo a aderência de E. coli às células intestinais e otimizando a estrutura do intestino para garantir uma absorção de nutrientes ótima.

Colostro de elevada qualidade: Ao contrário dos bebés humanos, os leitões nascem sem anticorpos maternos, o que os torna vulneráveis a infeções. Os produtores de suínos devem assegurar que os leitões recém-nascidos são alimentados com um colostro de boa qualidade, porque o colostro é rico em imunoglobulinas. Estas imunoglobulinas fornecem aos leitões a sua primeira linha de defesas, ajudando a desenvolver o seu sistema imunitário e protegendo-os até que produzam ativamente os seus próprios anticorpos. O produto Actigen da Alltech, que faz parte do programa Alltech SFW, tem demonstrado que aumenta a qualidade do colostro, ajudando, posteriormente, a manter a integridade gastrointestinal e a estabilidade dos leitões.

Creep feeding: O creep feeding não é um conceito novo, mas nem todos os produtores acham que vale a pena devido à pequena quantidade de rações especializadas que é geralmente fornecida aos leitões antes do desmame (normalmente 200-250 g/leitão). No entanto, o objetivo do creep feeding é:

  1. Aumentar a percentagem de leitões que comem em cada ninhada, porque os suínos alimentados com rações especializadas têm taxas de crescimento mais elevadas nos primeiros sete dias após o desmame.
  2. Fazer com que os leitões reconheçam e aceitem a alimentação sólida após o desmame.
  3. Facilitar a transição do desmame, preparando o intestino dos leitões para digerir alimentos sólidos.

A ração deve ser oferecida por volta dos 4 a 10 dias de idade, pois quanto mais cedo a ração for oferecida aos leitões, maior será a percentagem de leitões da ninhada que comerá ao desmame. A recomendação é começar com uma dieta de cerca de 80 g/dia e, em seguida, aumentar a quantidade administrada à medida que o apetite aumenta. A higiene dos comedouros é fundamental, sobretudo quando se trata de rações especiais e de leitões jovens, por isso mantenha os comedouros sempre limpos, eliminando os restos de ração deteriorada.

Idade e peso dos leitões ao desmame: Um grande desafio para os produtores é garantir que os leitões têm uma ingestão precoce de alimentos sólidos após o desmame. Para garantir uma ingestão elevada e constante de alimentos após o desmame e, consequentemente, um índice de crescimento elevado ao longo da vida dos animais, o desmame deve ser feito com os leitões mais pesados. Os produtores são muitas vezes limitados pela idade do desmame, mas é importante lembrar que um dia a mais ao desmame pode resultar em +0,8 kg/carne de porco no final da fase de desmame e +1,7 kg/carne de porco no momento do abate. O desmame de um leitão mais velho significa também o desmame de um leitão mais pesado, com consequências na taxa de mortalidade e de longevidade do efetivo, diminuindo o número de dias até ao abate, e com isso, reduzindo o custo total de produção. O programa SFW em dietas de pré-desmame pode ajudar os produtores a aumentar o peso ao desmame, melhorando a ingestão de alimentos e a eficiência alimentar dos leitões lactantes.

Qualidade da água potável: Uma vez que a água é um nutriente essencial, é necessário fornecer água aos suínos em quantidade suficiente e de qualidade adequada. Além disso, a ingestão insuficiente de água pode reduzir a ingestão da ração e o GMD em até 15%. Para leitões recém-desmamados, recomenda-se:

  • Garantir um caudal de água adequado (0,5-1 litro/minuto)
  • Um bebedouro por cada 10 leitões
  • A localização, posição e altura corretas do bebedouro é crucial
  • Verifique/limpe os bebedouros diariamente
  • Verifique se há sal na água: a água salgada reduz a ingestão
  • Analise a qualidade da água para detetar a presença de contaminantes, micróbios patogénicos e minerais.

3. Saúde

Biossegurança nas suiniculturas: Implementar protocolos rigorosos de biossegurança é uma forma de diminuir a incidência de infeções bacterianas. Desinfetar os camiões que entregam as rações e todos os restantes veículos antes de entrarem na exploração e não misturar os animais de diferentes grupos etários nas mesmas instalações, são algumas das medidas recomendadas e que garantem uma melhoria da saúde dos animais. 

Vacinação: A E. coli enterotoxigénica (ETEC) é o agente patogénico mais importante na diarreia pós-desmame dos leitões, e a vacinação demonstrou ser um método eficaz para reduzir a incidência de enterocolite. Seguindo um protocolo adequado de vacinação reduzirá a pressão da infeção e aumentará a imunidade do efetivo.

Higiene: A falta de higiene nas instalações também contribui para a diarreia, afetando o estado de saúde dos leitões. Recomenda-se a adoção de rigorosos protocolos de lavagem e desinfeção das instalações com um produto à base de clorocresol e garantir que estão secas antes da transferência de novos animais. Certifique-se de que todos os funcionários lavam as botas correta e regularmente.

4. Bem-estar

Stress social e ambiental: Os suínos estão expostos a vários tipos de stress, em geral relacionados com fatores ligados ao momento do desmame (mudança para novas instalações, mistura com leitões de outras ninhadas, separação da porca, alteração da dieta). Visto que os leitões sofrem um nível tão abrupto de stress, surgem distúrbios dos sistemas intestinal e imunológico e, em última análise, os leitões sofrem de diarreia pós-desmame. Reduzir o nível de stress a que estão sujeitos os leitões torna-os menos propensos às doenças, em particular do foro intestinal. Por isso, é importante que os produtores procurem formas de reduzir o stress social e ambiental durante o período de desmame, tendo em conta diversos aspetos, tais como a oferta de água e alimentação, o ratio de animais em cada alojamento, a mistura e o transporte dos animais, a temperatura e a ventilação. 

À medida que se aproxima o mês de junho de 2022, os produtores de suínos da UE devem começar a implementar as alterações necessárias nas suas explorações para conseguir produzir leitões sem ZnO. Implementar uma abordagem holística que combine as melhores práticas de nutrição, gestão, saúde e bem-estar será fundamental para assegurar a produção na nova era pós-ZnO.

Descubra como a solução Alltech Seed, Feed, Weed pode ajudá-lo a eliminar o ZnO da dietas dos leitões e contacte a equipa da Allech para o ajudar na transição.

Este é o 3º de uma série de três artigos.

*Bibliografia disponível sob pedido.

 

Alltech Portugal

Facebook: AlltechEurope

Web: Alltech.com/Portugal

Alltech Portugal

Parque Empresarial Primóvel, Estrada Terras da Lagoa, Edifício A3 – 2º C

Rio de Mouro |  2635-595 Rio de Mouro 

Tel: (+351) 219605510   

Email: infoportugal@alltech.com

 

background image