Transformar os desafios agrícolas em oportunidades globais

2023-05-25

Autor: Lorie Hailey

Alltech ONE World Tour arranca em Budapeste com foco na resiliência e sustentabilidade.

Alimentar o mundo e preservar o planeta é uma enorme responsabilidade – e uma oportunidade – para a agricultura.

À medida que a fileira agroalimentar trabalha para criar um sistema alimentar saudável e sustentável, é desafiada por tensões geopolíticas, instabilidade económica, mudança nas tendências de consumo e, claro, pelas alterações climáticas. Mas esses obstáculos também representam uma oportunidade para a agricultura aproveitar o seu histórico de inovação e ciência visando encontrar soluções colaborativas para manter o setor na vanguarda da mudança.

Este enorme potencial para influenciar o futuro foi debatido esta semana por centenas de líderes europeus do setor agroalimentar que ajudaram a lançar a primeira edição da Alltech ONE World Tour, em Budapeste, na Hungria. Quem participou presencialmente ou online teve oportunidade de ouvir os principais especialistas em tendências de mercado global, regional e local em agricultura, negócios, saúde e nutrição.

A Alltech ONE Budapest enfatizou o papel vital dos produtores agrícolas da Europa Central na abordagem dos desafios climáticos e de abastecimento alimentar em todo o mundo e destacou a importância da colaboração e da inovação na busca de soluções sustentáveis.

O conflito geopolítico na região causou interrupções na cadeia de abastecimento e aumento dos custos da energia e dos alimentos. No meio destas incertezas, a terra abundante desta região e sua forte herança agrícola são centelhas de esperança que podem inflamar e transformar a fileira agroalimentar, afirmou o Dr. Mark Lyons, presidente e CEO da Alltech, no seu discurso de abertura.

"Este é um momento não só de perigo, mas de potencial. A Europa Central vai desempenhar um papel extraordinário no futuro deste desafio — de garantir que podemos fornecer alimentos suficientes para as nossas populações em crescimento". — Dr. Mark Lyons, Presidente e CEO da Alltech

Devido à sua conectividade agrícola, a Europa Central tem potencial para traçar o seu próprio caminho para um sistema agrícola sustentável e rentável. Existe também uma grande capacidade de integração agrícola, bem como oportunidades de exportação que não existem em muitas outras geografias.

O setor agroalimentar desta região também pode aproveitar a pressão regulatória para desenvolver soluções inovadoras de créditos de captura de carbono e outras medidas de sustentabilidade, disse Mark Lyons.

"Essas oportunidades são empolgantes, e essa é uma das razões pelas quais queríamos dar iniciar ao nosso Alltech ONE World Tour aqui", acrescentou.

A conferência anual Alltech ONE tem sido realizada em Lexington, no Estado do Kentucky, nos EUA, sede global da Alltech, há quase 40 anos. No entanto, em 2023 a Alltech está levando as ideias e a inspiração da conferência aos seus clientes e parceiros em todo o mundo.

Uma abordagem holística

A Alltech acredita que a agricultura tem o maior potencial para influenciar positivamente o futuro do nosso planeta. Em 2019, anunciou o seu propósito de Trabalhar Juntos por um Planeta de Abundância™ e a sua visão de criar um mundo de abundância onde pessoas, animais e plantas possam prosperar.

O propósito Planet of Plenty da Alltech alimentou o seu crescimento, disse Mark Lyons. Desde o início de 2023, anunciou três novas aquisições estrategicamente focadas no desenvolvimento e melhoria das capacidades microbiológicas, reforçando os compromissos de sustentabilidade da Alltech e desenvolvendo ainda mais o setor da aquacultura.

Na última década, a Alltech adquiriu 25 empresas. Essa estratégia de aquisições transformou os negócios da Alltech e permitiu que reforçasse os laços com os seus clientes, disse Mark Lyons. A Alltech produz ingredientes especiais, suplementos de pré-mistura, rações e produtos biológicos e oferece um conjunto de serviços que incluem apoio técnico nas explorações agropecuárias, mitigação de micotoxinas, certificações de ingredientes, análises ambientais, análises de ração alimentar, consultas e muito mais.

A Alltech é o único parceiro global com experiência desde a base até ao topo. Do solo às culturas e da nutrição animal às análises e serviços, a empresa partilha uma visão holística de ecossistemas completos. Com a aquisição da Ideagro, empresa líder em investigação e desenvolvimento agroalimentar, somou 20 microbiologistas à sua equipa e alargou o seu conhecimento sobre a saúde do solo e o impacto do microbioma nos solos e nos animais.

"Estamos alavancando os recursos da Alltech para servir 120 países e duplicando os nossos esforços para perceber como ligar o que estamos a fazer no solo às culturas agrícolas e aos animais e usando análises para trazer as coisas para o ciclo completo", disse Mark Lyons. "Este é o futuro da agricultura. É uma visão holística dos desafios que enfrentamos."

Esta visão holística é crucial para criar soluções de sustentabilidade, continuou.

"Este é um sistema interligado, quando pensamos nas emissões de gases com efeito de estufa, temos de pensar também em capturar carbono, que é uma tremenda oportunidade para o nosso setor desempenhar um papel de relevo na redução das alterações climáticas. E é esse tipo de ciência que vai ser a chave para superar esse desafio", disse Mark Lyons.

A nutrição também desempenha um papel vital na sustentabilidade. Os alimentos são a alavanca mais forte para otimizar a saúde humana e a sustentabilidade ambiental na Terra, afirmou a Comissão EAT-Lancet em 2019. De facto, se o setor agrícola se concentrasse em estratégias de eficiência alimentar e de crescimento e em estratégias de gestão do sequestro de carbono em pastagens, poderia reduzir os gases com efeito de estufa em mais de 50%.

"Podemos reverter os impactos negativos da agricultura e gerar benefícios positivos para as pessoas, animais, colheitas, terra, ar e água", afirmou Mark Lyons.

O compromisso da Alltech foi desde sempre procurar a segurança e o bem-estar animal, do consumidor e do meio ambiente — conforme descrito nos princípios ACE da empresa, o precursor de seu propósito Planet of Plenty. Na nossa busca por restaurar o meio ambiente, não podemos perder de vista a importância de proteger a nutrição humana e animal, explicou Mark Lyons.

Embora os desafios em matéria de sustentabilidade possam variar ligeiramente de região para região, o objetivo de melhorar o desempenho das plantas e dos animais e, ao mesmo tempo, reduzir o impacto ambiental é um tema central.

A Alltech foi pioneira em muitas tecnologias que melhoram o desempenho, a produtividade e a rentabilidade e promovem a sustentabilidade. A sua recente aquisição da Agolin, por exemplo, apresenta benefícios de sustentabilidade entusiasmantes para os produtores, bem como melhorias na produção de leite e na eficiência alimentar. As tecnologias que impulsionem o desempenho e os resultados de sustentabilidade serão as mais bem-sucedidas no setor agropecuário, disse Mark Lyons.

A ciência da sustentabilidade

Os cientistas da Alltech estão criando soluções de ponta que aproveitam o poder da ciência para nutrir as pessoas e o planeta. Desde a redução do uso de antibióticos e da resistência antimicrobiana até a redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE), à melhoria da saúde do solo, entre outros, os nossos cientistas procuram respostas para algumas dos principais desafios que o setor agropecuário e o mundo enfrentam.

A Alltech está a fazer progressos na luta global contra a resistência antimicrobiana (AMR), uma das maiores e mais urgentes ameaças à saúde global, à segurança alimentar e ao desenvolvimento socioeconómico, atualmente. Os cientistas da Alltech conseguiram criar micróbios mais sensíveis aos antibióticos – um desenvolvimento entusiasmante na busca por reverter a resistência antimicrobiana e os seus efeitos.

"Isto pode ajudar a reduzir a resistência, mas também a aumentar a segurança alimentar", disse Mark Lyons.

Os investigadores da Alltech também estão a desenvolver soluções para remediar a poluição da água e do solo causada pela excreção de nutrientes.

"Queremos pensar em tudo isto como um sistema", explicou Mark Lyons. "Queremos pensar em como, em última análise, o futuro da agricultura não será apenas a produção de carne, leite e ovos. Será também a produção de energia. Será também a captura de carbono. E isso já está a acontecer aqui na Europa Central".

A Alltech também aprendeu muito sobre o ciclo do carbono na pecuária extensiva, graças à investigação que realizou no Buck Island Ranch, na Flórida, EUA. O trabalho em curso demonstrou que, ao contrário da crença popular, podemos capturar mais carbono com vacas pastando na terra do que sem elas.

"Os nossos animais vão ajudar-nos a superar o desafio da sustentabilidade. Podemos capturar o carbono que queiramos", afirmou Mark Lyons. "Isso vai permitir-nos produzir de forma mais eficiente, melhorar a rentabilidade e ajudar-nos a responder ao desafio da sustentabilidade para cumprir a nossa promessa e compromisso com nosso propósito Planet of Plenty”.

A próxima paragem do Alltech ONE World Tour será na Irlanda. O Alltech ONE Dublin, marcado para 19 a 20 de junho no Croke Park Stadium, vai estar focado nos "4 Cs" que impactam a agricultura global: clima, conflito, consumidor e custo. Paragens adicionais estão planeadas para Calgary, no Canadá, bem como nos EUA, Ásia, América do Sul e Médio Oriente. Saiba mais em one.alltech.com

 

 

Alltech Portugal

Facebook: AlltechEurope

Web: Alltech.com/Portugal

Alltech Portugal

Parque Empresarial Primóvel, Estrada Terras da Lagoa, Edifício A3 – 2º C

Rio de Mouro |  2635-595 Rio de Mouro 

Tel: (+351) 219605510   

Email: infoportugal@alltech.com

 

background image