Tipos de Biofertilizantes- sabe quais são?

2022-02-21

Os biofertilizantes são produtos elaborados a partir de detritos vegetais e microrganismos, tais como bactérias e fungos, que são benéficos para o solo.

Estes ajudam a melhorar a qualidade do solo e o crescimento das culturas. Como?  Fornecendo às plantas os nutrientes de que necessitam para desenvolver o seu ciclo produtivo, ajudando a solubilizar os nutrientes do solo e produzir fito hormonas, etc.

Reconhecendo os benefícios dos biofertilizantes, cada vez mais agricultores usam estes produtos que têm um menor impacto no ambiente e aumentam a produtividade das culturas.

Fertilizantes Químicos vs. Biofertilizantes

Os fertilizantes químicos têm um custo elevado e, quando utilizados em excesso e de forma massiva, contribuem para a poluição do ambiente e para a perda de fertilidade do solo. Além disso, as plantas podem absorver quantidades mínimas de nutrientes disponibilizados pelos fertilizantes químicos.

Os biofertilizantes, por outro lado, são mais técnicos do ponto de vista da sua aplicação, mas dão um maior contributo para a fertilidade do solo e para a nutrição das plantas. Além disso, têm um menor custo e um menor impacto no ambiente do que os fertilizantes químicos.

Tipos de biofertilizantes

Podemos dividir os biofertilizantes em 4 grupos:

 Fixadores de azoto: são bactérias que se desenvolvem naturalmente no solo e subdividem-se em: simbióticas, como o Rhizobium, e livres, como o Azotobacter e o Azospirillum.

Solubilizadores de fósforo: são microrganismos que transformam o fósforo insolúvel em solúvel.

 Captadores de fósforo: solubilizam o fósforo insolúvel presente no solo, facilitando a sua absorção pelas plantas.

 Promotores do crescimento das plantas: são microrganismos capazes de produzir e libertar substâncias reguladoras do crescimento das plantas.

 

Biofertilizantes Alltech

A linha de produtos Contribute da Alltech® Crop Science foi registada como biofertilizante, incluindo os produtos CONTRIBUTE® ibN, CONTRIBUTE® ibP, CONTRIBUTE® ibNP, CONTRIBUTE® Aid e CONTRIBUTE® ibK:

CONTRIBUTE® ibN: graças à sua formulação exclusiva baseada em Azospirillum brasilense - uma bactéria fixadora de azoto que melhora o crescimento e a produtividade das culturas.

 CONTRIBUTE ® ibP: promove o desenvolvimento das raízes, a floração e o vingamento dos frutos, graças à sua formulação exclusiva à base de Pseudomonas putida - uma bactéria que solubiliza o fósforo presente no solo.

CONTRIBUTE ® ibNP: formulado exclusivamente a partir de Azospirillum brasilense e Pseudomonas putidas, promove e estimula o crescimento das plantas através de diversos mecanismos, como o ácido indoleacético e o aminoácido triptofano utilizado como precursor.

CONTRIBUTE ® Aid: produto formulado à base de Tricoderma koningiopse, que aumenta a biodiversidade microbiana do solo e promove o crescimento e o desenvolvimento das raízes.

CONTRIBUTE ® ibK: é especialmente selecionado para estimular nas plantas os processos de síntese do açúcar, engorda e maturação dos frutos, graças à sua formulação exclusiva à base de Bacillus megaterium - bactéria que promove o crescimento de plantas e solubiliza o potássio presente no solo.

A sua aplicação é simples: são aplicados via rega ou por pulverização do solo.  Desta forma, estimulam as raízes das plantas e melhoram o teor de nutrientes e a saúde do solo, contribuindo para a qualidade das culturas e o aumento da produção.

Os biofertilizadores CONTRIBUTE ® contribuem para o cumprimento das metas estabelecidas na Estratégia do Prado ao Prato pela Comissão Europeia, que visa reduzir o excesso de nutrientes que afetam negativamente o ambiente, reduzindo a utilização de fertilizantes minerais.

Esta linha de produtos é uma alternativa biológica que evita a poluição do solo e da linhas de água por nitratos e fosfatos, que têm impacto na biodiversidade e no clima.

Quer melhorar a qualidade do solo da sua exploração agrícola e reduzir a pegada de carbono? Através do aconselhamento de Planet of Plenty™, os agricultores podem medir e usar as tecnologias, produtos e soluções certos para reduzir o impacto da sua atividade no meio ambiente.  Desta forma, conseguem uma maior sustentabilidade e rentabilidade das suas explorações agrícolas.

Se quiser saber mais sobre os produtos da gama ALLTECH CONTRIBUTE®, clique aqui.  E se procura mais informação sobre agricultura sustentável e pegada de carbono nas culturas, clique no link.

Alltech Portugal

Facebook: AlltechEurope

Web: Alltech.com/Portugal

Alltech Portugal

Parque Empresarial Primóvel, Estrada Terras da Lagoa, Edifício A3 – 2º C

Rio de Mouro |  2635-595 Rio de Mouro 

Tel: (+351) 219605510   

Email: infoportugal@alltech.com

 

background image