Tempos áridos exigem novas abordagens para eficiência da água
A agricultura sustentável está a enfrentar o desafio de equilibrar os recursos disponíveis de terra e água, em condições climáticas cada vez mais áridas. Enquanto apenas 12 % das terras do planeta Terra é adequado para o cultivo agrícola, a água está a tornar-se, rapidamente, um fator igualmente limitado.
"Há dois tipos de pessoas no mundo - aqueles que se preocupam com água e aquelas que não o fazem ... Ainda.", referiu Jomi Bernad Blanch, Diretor Regional Ibérico da Alltech.
Porquê?
Enquanto não há escassez de água na Terra, menos de 1% do abastecimento de água do mundo está disponível como água doce para o cultivo, uso industrial e uso do consumidor. Em termos de volume, a agricultura usa a maioria de água doce desses três setores. Com uma oferta limitada e uma população mundial crescente, os impactos económicos, sociais e ambientais do uso da água estão cada vez mais sob o escrutínio internacional. Para o efeito, Blanch acredita grandes desafios levará a grandes melhorias na gestão dos recursos limitados da Terra.
Como?
Jomi Blanch refere as seguintes estratégias como exemplos para maximizar a eficiência terra e água:
- Irrigação gota-a-gota: a segurança alimentar no próximo século estará estreitamente ligada ao sucesso na irrigação. Sessões de irrigação curtas frequentes são sugeridas durante o dia, além de irrigação por inundação uma vez por semana para lavar sais ao redor das raízes das plantas para mantê-las limpas.
- Recuperação de águas pluviais: o potencial é grande nesta área. As estufas têm cada vez mais diretrizes nos regulamentos locais neste sentido.
- Tampas de plástico para retenção de águas em lagoas: Essa tática levou a uma redução de 80% da evaporação e uma redução nas algas.
- Mulching: nomeadamente plástico preto e branco são usados para ajudar a reduzir as necessidades de água em até 50% e ajudar no controlo de ervas daninhas.
- Rede de proteção: ajuda com controlo de pragas e proteção contra o vento, esta abordagem reduz a evaporação da água em 30%.
- Seleção de variedades: a escolha de variedades precoces, que podem ser colhidas antes do Verão, não só contribui para a eficiência da água, mas pode ajudar os produtores a obter melhores preços para suas colheitas por entrarem no mercado mais cedo.
- Utilização de técnicas de semi-hidroponia, hidroponia e aeroponia (água, mais uma névoa de nutrientes).
- Irrigação deficitária regulada (RDI) e RDI parcial.
- Utilização de bioestimulantes vegetais e outros métodos para a produção de culturas mais eficiente.
Impacto
Em Almeria, no sudeste da Espanha, podemos encontrar uma área de produção que implementa muitas das práticas acima descritas. Anteriormente conhecida por fornecer os fundos das paisagens em filmes “spaghetti western”, esta área tornou-se a principal fonte de saladas e legumes frescos para os países mais frios da Europa. Estes produtos são cultivados no chamado “Mar de plástico” (30.800 hectares de estufas) em torno de Almeria, uma região essencialmente de solo infértil e de água doce limitada. Ao gerir o máximo de água, esta área produziu 3,4 milhões de toneladas de produtos hortícolas em 2015, fornecendo mais de 50% das futas e legumes frescos da Europa.
Que GRANDE IDEIA pode experimentar para realizar uma melhor gestão na utilização de água no desafio que se impõe à eficiência da água?
Jomi Bernad Blanch, orador em ONE: Conferência de Ideias Alltech.
As gravações de áudio da maioria das conversas de ONE: Conferência de Ideias Alltech estão agora disponíveis na Alltech Idea Lab. Para aceder, clique no link em baixo.
ALLTECH IDEA LAB: http://bit.ly/2a57jkz