Ruminantes – aliados na luta contra o aquecimento global

2022-01-04

A pecuária é apontada como um setor emissor de gases com efeito de estufa, responsáveis pelo aquecimento global. Isto porque os ruminantes libertam metano através dos seus resíduos digestivos e dos arrotos. No entanto, o impacto climático do metano proveniente dos animais é menor do que se imagina. Isto porque o metano é reciclado num processo natural designado de ciclo biogénico do carbono, do qual os ruminantes fazem parte.  

Ciclo biogénico do carbono

O ciclo biogénico do carbono é um processo através do qual as plantas, os animais e o ambiente reciclam o carbono:

- As plantas capturam dióxido de carbono do ar através da fotossíntese e transformam-no em hidratos de carbono.  Estes são armazenadas pelas plantas que por sua vez servem de alimento para o gado.  Por esta razão, parte do carbono regressa à atmosfera sob a forma de emissões produzidas pelos ruminantes. Cerca de 12 anos depois o metano volta a transformar-se em CO2, fazendo com que o ciclo recomece.

- Os ruminantes digerem a celulose que existe nas pastagens, nos arbustos e nas árvores e através do seu sistema digestivo convertem o carbono da celulose em metano, que emitem para a atmosfera. Posteriormente, este metano é convertido em carbono para alimentar mais plantas, conforme explicado acima.

O ciclo biogénico do carbono é uma parte essencial da vida e é rápido, quando comparado com o tempo que os gases com efeitos de estufa provenientes dos combustíveis fósseis demoram a ser depositados no solo.

Reduzir as emissões dos animais

Reduzindo a quantidade de gases com efeito de estufa na atmosfera, como o dióxido de carbono, podemos ajudar a travar o aquecimento global. Existem várias opções para reduzir o impacto dos animais no ambiente:

- Alimentos para animais com aditivos redutores de metano.  Aditivos como taninos, algas, gorduras e óleos inibem os metanogéneos no rúmen dos ruminantes. Outra solução utilizada pelos agricultores são as leveduras, que também ajudam a obter melhor rendimento na produção de leite.

- Estratégias que melhorem a eficiência alimentar, reduzindo a produção de metano. Por exemplo, aumentar o nível de gordura e a quantidade de cereais na alimentação dos ruminantes contribui para reduzir as emissões de metano.

- Estratégias de gestão e armazenamento do estrume, como o arejamento e a compostagem, também ajudam a reduzir a quantidade de metano emitido para a atmosfera. Na Califórnia, por exemplo, muitas explorações leiteiras já usam biodigestores para produzir gás natural a partir do estrume, recurso que é depois usado por outros setores de atividade.

Todas as soluções são válidas e adaptáveis às necessidades dos agricultores.

O poder da pecuária

Os ruminantes são uma peça essencial no ciclo biogénico do carbono e na alimentação humana. No entanto, é importante que os agricultores apliquem estratégias de redução da produção de metano pelos seus animais, melhorando a eficiência alimentar dos mesmos.

A Ciência põe à nossa disposição o conhecimento de que necessitamos para travar o aquecimento global, o principal objetivo de Planet of Plenty.

Contacte-nos para obter aconselhamento sobre como reduzir a pegada de carbono da sua exploração pecuária.

 

Alltech Portugal

Facebook: AlltechEurope

Web: Alltech.com/Portugal

Alltech Portugal

Parque Empresarial Primóvel, Estrada Terras da Lagoa, Edifício A3 – 2º C

Rio de Mouro |  2635-595 Rio de Mouro 

Tel: (+351) 219605510   

Email: infoportugal@alltech.com

 

background image