Resistência a antibióticos: um problema oculto na produção avícola

2022-06-22

O Dr. Richard Murphy, diretor de investigação do Centro Europeu de Biociências da Alltech, realizou uma dissertação na conferência Alltech ONE sobre estratégias de nutrição para melhorar a saúde do trato gastrointestinal em aves de capoeira.

O exemplo a que recorreu é a resiliência no trato gastrointestinal à entrada de agentes patogénicos, tais como Clostridium, E. Coli e Listeria, num ambiente livre de antibióticos. A investigação demonstra que uma grande diversidade de bactérias benéficas no trato gastrointestinal aumenta a resistência à colonização por agentes patogénicos.

Há uma série de fatores que influenciam a diversidade da microflora intestinal nas aves em aviário: alimentação, ambiente, higiene em incubadoras ou medicamentos. Estes parâmetros podem reduzir a diversidade da flora intestinal e as defesas dos animais. Murphy mostrou um estudo executado em quatro fases sobre a flora intestinal em frangos a partir de matéria cecal.  A conclusão é de uma baixa consistência microbiana global nos meses em que as amostras foram colhidas: agosto, outubro, dezembro e fevereiro. Diferentes estratégias nutricionais podem melhorar a saúde e o desempenho das aves e de outros animais na pecuária.  As estratégias com maior sucesso utilizam pré-bióticos ricos em MRF (Mannan-rich fraction).

Estes pré-bióticos existem há muito tempo e são elaborados a partir de culturas de leveduras. Designam-se genericamente de MOS (mano-oligossacarídeos) e há 15 anos que o Dr. Murphy e a sua equipa os estudam para melhorar as suas potencialidades. Assim, a equipa da Alltech isolou frações destes compostos, criando uma nova geração de pré-bióticos ricos em mano-oligossacarídeos alfa 1-3 e alfa 1-6, caracterizados pela melhoria e aumento das suas atividades.

Num artigo publicado em 2018, da autoria de Aoife Corrigan, Research Project Manager na Alltech, apresentam-se as conclusões de um estudo realizado em frangos de engorda em vários locais e durante um longo período de tempo.  Observou-se uma diminuição da microflora cecal no grupo de controlo. Noutro grupo, ao qual se aplicou MRF, a microflora aumentou. O que é particularmente interessante é o aumento do grupo de bactérias gram-negativas conhecidas como bacteroides. E certamente, nem todos os bacteroides têm conotações negativas. Este grupo é particularmente importante, não só no que se refere à produção de ácidos gordos voláteis (AGV), mas também ao controlo de agentes patogénicos.

Outros estudos demonstraram que o uso de MRF aumentou a diversidade bacteriana, o que proporcionou mais resistência à colonização.

Recentemente, um outro estudo da microflora cecal com MRF demonstrou uma maior diversidade bacteriana que se manteve durante um maior período de tempo num grupo de galinhas poedeiras. No final, o microbioma das aves suplementadas com MRF é mais uniforme. Reduzir a variabilidade entre aves e aumentar a diversidade da microflora intestinal comprovam o poder da nutrição.

A redução dos agentes patogénicos está há muito ligada aos pré-bióticos baseados em MOS e à aglutinação.  Salmonelas e E.coli contêm fimbrias tipo 1 que aderem aos compostos mannan, impedindo a colonização do intestino.

Controlo de salmonelas

O controlo das salmonelas é muito difícil, uma vez que existem numerosas vias de transmissão.  Num estudo realizado entre 2016 e 2021 com dados do FSIS, foram detetados serotipos comuns, mas também uma vasta gama de serotipos em sistemas produtivos.

Por outro lado, as mudanças nos serotipos de Salmonella que ocorrem ao longo do tempo são surpreendentes.

Um grupo de galinhas domésticas mostrou ao longo do tempo como a Salmonella Kentucky deixou de ser predominante para dar lugar à Salmonella Infantis. Isto indica que o tratamento contra as salmonelas deve incluir todas as possibilidades de serótipos. Para o Dr. Murphy, o MRF é uma barreira forte contra as salmonelas, impedindo a colonização do intestino ao aglutinar as bactérias.

O Dr. Murphy mostra dados segundo os quais a capacidade de aglutinação das salmonelas por MRF atinge 90% nos grupos que analisou. Comparando os seus dados com os do FSIS, a utilização de MRF entre 2016 e 2021, aumentou o controlo das salmonelas em múltiplos serotipos e serogrupos.

Agentes patogénicos

Foram identificados agentes patogénicos que não respondem da mesma forma ao MRF, como Campylobacter e Helicobacter que não têm fimbrias tipo 1, portanto, não aglutinam, embora reduzam a sua presença de forma logarítmica de 1,6 e 1,7 em Campylobacter no ceco. Por trás disto estão as mudanças que ocorrem nos metabolitos que originam as populações bacterianas. Aumenta o butirato cecal, uma barreira para Campylobacter. O MRF não atua diretamente, mas consegue que um pré-biótico estimule um probiótico sob a forma de butirato.

Foram estudadas outras partes do trato gastrointestinal além do ceco: duodeno, jejuno e íleo. Dietas suplementadas com MRF contribuíram para a diminuição de E. coli e para o aumento de clostridium difficile e Shigella. Aumenta a diversidade microbiana e melhora a resistência reduzindo os agentes patogénicos na cadeia alimentar.

Numa análise do LefSe de um grupo de controlo de frangos em comparação com um grupo MRF, o primeiro tinha altas taxas de Campylobacter e C. difficile, o oposto do grupo MRF. O tratamento seguido até agora demonstrou que a diminuição de Campylobacter no ceco das aves traduz-se numa diminuição no produto final.

Resistência a antibióticos

A resistência aos antibióticos é, segundo Murphy, uma oportunidade para deixar de utilizar estes produtos ou reduzir o seu uso.  Falar sobre esta questão é complexo, razão pela qual ainda não foi totalmente abordada. Há alguns anos, criaram-se perfis biológicos num contexto comercial. Estudos recentes detetaram até 400 marcadores de resistência no ceco dos frangos, representando 25 tipos de antibióticos.

O tipo de agentes patogénicos observados mostra como atingiram níveis elevados de resistência no setor das aves de capoeira. Em amostras de uma exploração agrícola no Canadá foram descobertos níveis elevados de E. coli e de Salmonella em frangos e alimentos derivados, apesar da utilização de antibióticos nestes animais.

Trabalhos mais recentes demonstram que ao perfilar E. coli resistente e Enterococcus resistente na microflora cecal, ocorre uma grande redução nos níveis de resistência destas bactérias. A prevenção da disseminação dos marcadores de resistência é necessária para controlar a resistência aos antibióticos.

No final, o MRF torna as estirpes bacterianas mais fracas do que o antibiótico, algo em que o Dr. Murphy e a sua equipa estão a trabalhar.  Este procedimento é designado de "sensibilidade colateral". O MRF estimula a sensibilidade da E. coli ao antibiótico. Por isso, temos de ter em conta:

  • Ao ajudar a estabelecer um microbioma gastrointestinal saudável, consegue-se uma maior resistência à colonização.
  • Inicia-se um processo de exclusão pelo qual descartamos, reduzimos e eliminamos os agentes patogénicos bacterianos do trato gastrointestinal.
  • A dependência dos antibióticos é reduzida através da utilização da natureza pré-biótica do material.
  • Criar um microbioma gastrointestinal mais saudável otimiza a saúde e produção das aves de capoeira.

 

 

Alltech Portugal

Facebook: AlltechEurope

Web: Alltech.com/Portugal

Alltech Portugal

Parque Empresarial Primóvel, Estrada Terras da Lagoa, Edifício A3 – 2º C

Rio de Mouro |  2635-595 Rio de Mouro 

Tel: (+351) 219605510   

Email: infoportugal@alltech.com

 

background image