Rações com bolor, micotoxinas e risco para os bovinos

2024-05-08

Os bovinos de carne podem estar em risco de sofrer problemas de saúde relacionados com micotoxinas.

Por que não prestamos atenção ao risco das micotoxinas em bovinos de carne? Há muito tempo que outras produções pecuárias reconhecem o risco, mas o setor da carne de bovino não lhe tem prestado a devida atenção. No entanto, este cenário parece ter mudado um pouco nos últimos anos, à medida que melhores métodos de análise revelaram mais micotoxinas e os produtores compreenderam melhor o impacto negativo que as micotoxinas podem ter nos animais de engorda.

As micotoxinas podem ser encontradas em rações usadas para alimentar bovinos

As micotoxinas são toxinas naturais produzidas por certos tipos de fungos, e algumas das mais comuns são das famílias Aspergillus, Fusarium, Penicillium e Claviceps. Embora o processo não seja totalmente compreendido, acredita-se que as micotoxinas se expressam quando os fungos são submetidos a stresse. Este stresse pode ser induzido por variações de temperatura, por secas ou chuvas excessivas, entre outros fatores. Um cenário que tem sido habitual nos últimos anos.

A presença de fungos nas matérias-primas das rações, em qualquer fase do ciclo da cultura, pode levar a problemas de micotoxinas: seja durante o desenvolvimento a cultura no campo, após a colheita ou durante o armazenamento. Quando analisadas, a maioria das matérias-primas apresenta mais do que uma micotoxina, e é frequente ter cinco ou mais. A Análise de Colheitas Alltech 2023, numa análise do risco de micotoxinas na cultura do milho, tanto em silagem como em grão, encontrou uma média de 4,9 micotoxinas por amostra, e 91,5% das amostras continha duas ou mais. Este estudo incidiu sobre mais de 400 amostras de matérias-primas de todas as regiões dos EUA.  Estas amostras foram analisadas pelo laboratório Alltech 37+®.

Um problema de micotoxinas pode apresentar-se de várias formas

Foi demonstrado que as micotoxinas diminuem a produtividade e a rentabilidade dos bovinos, diminuem a taxa de fecundidade, aumentam os problemas de saúde animal e reduzem o número de partos. Alguns sintomas comuns resultantes do problema das micotoxinas nos bovinos podem incluir diminuição e irregularidade da ingestão de ração, falta de resposta ao tratamento, diminuição do ganho médio diário de peso, claudicação, abortos, repetição de cios e diminuição da produção de leite, o que pode reduzir a taxa de crescimento dos vitelos.

Há várias formas de analisar as micotoxinas

Os produtores de cereais podem estar familiarizados com o teste de luz negra, que é usado para inspecionar visualmente algumas micotoxinas. No entanto, este teste não funciona para todas as micotoxinas, sobretudo as que são mais prevalentes nos EUA. Para ter uma ideia mais exata da quantidade total e das variedades, é preferível enviar uma amostra para um laboratório de análises. Existem algumas variações em equipamentos, processos e número de micotoxinas que podem ser detetadas por diferentes laboratórios. O laboratório Alltech 37+ em Lexington, Kentucky, analisa atualmente 54 micotoxinas diferentes e apresenta um relatório detalhado dos tipos e da quantidade detetados, bem como uma estimativa do impacto potencial que essas micotoxinas podem ter, sobretudo quando atuam de forma conjunta. Esta informação pode ajudar os produtores a compreender o impacto físico e financeiro das micotoxinas nas suas operações.

Você pode mitigar o risco de micotoxinas através de testes e nutrição proativa

As micotoxinas podem surgir a qualquer momento e comprovou-se que afetam negativamente os animais em todas as fases da produção. Felizmente, existem formas de ajudar a mitigar o risco que as micotoxinas representam. Contacte um técnico Alltech para obter informação sobre estratégias de mitigação do impacto das micotoxinas na sua produção pecuária e para obter uma visão completa do risco de micotoxinas nas colheitas de 2023.

Autor: Bryan Sanderson, Alltech USA

 

Alltech Portugal

Facebook: AlltechEurope

Web: Alltech.com/Portugal

Alltech Portugal

Parque Empresarial Primóvel, Estrada Terras da Lagoa, Edifício A3 – 2º C

Rio de Mouro |  2635-595 Rio de Mouro 

Tel: (+351) 219605510   

Email: infoportugal@alltech.com

 

background image