Os 10 indicadores principais de micotoxinas no seu aviário

Os 10 indicadores principais de micotoxinas no seu aviário
2021-03-08

As micotoxinas são produzidas por fungos filamentosos (bolores) que estão sempre presentes na natureza e que, quando reunidas as condições adequadas, têm o potencial de contaminar quase todos os alimentos para animais utilizados na produção avícola. As micotoxinas não são específicas de bolores específicos, ou seja, diferentes espécies de bolores podem produzir as mesmas micotoxinas. Existem também espécies que sozinhas produzem vários tipos de micotoxinas. Embora a presença significativa de apenas uma micotoxina possa ter impacto no bem-estar das aves de capoeira, é frequente que múltiplas toxinas, em níveis baixos, originem problemas mais graves.

Que impacto têm as micotoxinas na produção avícola?

As micotoxinas ingeridas pelas aves de capoeira prejudicam a integridade das células e dos tecidos, originando um desequilíbrio dos sistemas fisiológicos, levando ao mau funcionamento dos órgãos. Os seus efeitos refletem-se muitas vezes numa redução do desempenho, da imunidade e do estado de saúde das aves de capoeira. Nas aves de capoeira, as toxicoses resultantes das micotoxinas podem ser agudas ou, com mais frequência, crónicas. Consoante a espécie, género, idade e nível e duração da contaminação, as aves podem apresentar diversos sintomas. No entanto, na maioria dos casos, estão associados à contaminação determinados tipos de perdas de desempenho.

Como controlar as micotoxinas na produção avícola?

Mesmo não existindo sinais de bolor, a ameaça das micotoxinas é sempre iminente. É necessário uma gestão eficaz e estratégias preventivas contínuas e bem preparadas, uma vez que os níveis de contaminação e o seu impacto são variáveis. Através dos princípios do HACCP, nomeadamente uma análise detalhada de riscos e perigos, os planos implementados devem abranger todos os aspetos do processo de fornecimento de rações, o seu armazenamento, a gestão das explorações e o controlo do estado sanitário das aves.

A deteção precoce é crucial para a redução dos problemas de imunidade natural das aves de capoeira e, subsequentemente, da sua rentabilidade produtiva.

Como regra de ouro, existem 10 indicadores primários a que todos os produtores de aves de capoeira devem estar atentos:

  1. Sinais de bolor nos alimentos para aves de capoeira
    Antes ou após a colheita, o desenvolvimento de bolores e a contaminação que provocam são sempre uma ameaça para os ingredientes que compõem as rações para aves de capoeira. Isto significa que todas as fases do percurso percorrido pelas rações (produção, transporte e distribuição) devem ser monitorizados para verificar a existência de potencial contaminação. Nos casos de bolor visível, é fácil identificar e mitigar o risco potencial. No entanto, as micotoxinas não são invisíveis a olho nu, o que significa que são necessários testes especializados para verdadeiramente identificar o problema. Para o ajudar a identificar os diferentes tipos de bolor, a Alltech preparou um guia rápido que pode transferir AQUI.
     
  2. Registo de dados e medidas
    Os sinais de toxicose nas aves de capoeira são muitas vezes difíceis de detetar, sendo apenas evidentes quando já estão a causar perdas de desempenho, através de problemas como a deficiente conversão alimentar. Manter registos detalhados e exatos de medidas e dados permite ao produtor perceber o que se está realmente a passar e, dessa forma, permite a implementação de uma estratégia de prevenção eficaz.
     
  3. Redução do consumo de ração nas aves de capoeira
    Os bolores, simplesmente por estarem presentes na ração das aves de capoeira, podem ter uma influência adversa no seu sabor e/ou cheiro. No entanto, as micotoxinas vão um pouco mais além, uma vez que afetam diretamente o apetite das aves, o que pode acabar por fazer com que recusem completamente comer os alimentos ou tenham um comportamento de escolha intensiva da ração. Isto pode rapidamente transformar-se num problema grave a nível da produção, uma vez que até ligeiras descidas na ingestão diária de alimentos podem resultar em perdas de desempenho importantes, especialmente no que diz respeito ao ganho médio de peso diário.
     
  4. Enterite e diarreia (cama húmida)
    Nas galinhas, os excrementos molhados ou a diarreia são um sinal de alerta precoce de problemas intestinais que fornece aos produtores informações vitais sobre a saúde intestinal das suas aves. A cama molhada pode também suscitar problemas de segurança alimentar, uma vez que é o ambiente ideal para o desenvolvimento de bactérias. A diarreia pode muitas vezes ser um problema complexo, porque é um sintoma de toda uma série de problemas, que incluem tanto agentes não patogénicos como patogénicos. O produtor precisa de identificar a causa subjacente do distúrbio e tomar medidas corretivas com a maior brevidade possível, para restabelecer a boa saúde intestinal das aves de capoeira. As micotoxinas podem reduzir diretamente a integridade intestinal, dando assim origem a uma diminuição da digestão e adsorção dos nutrientes alimentares e a um aumento da permeabilidade da barreira intestinal que, por sua vez, pode fazer com que a cama do aviário fique molhada.
     
  5. Diminuição da fertilidade e eclodibilidade (aves reprodutoras)
    Além dos efeitos diretos de algumas micotoxinas especiais, as rações contaminadas por várias toxinas estão associadas a descidas inesperadas dos parâmetros de desempenho reprodutivo. A micotoxicose é uma grande ameaça nas unidades de reprodução comercial, pois qualquer redução da fertilidade das aves ou da eclodibilidade dos ovos pode ser extremamente dispendiosa.
     
  6. Aumento da suscetibilidade a doenças
    São cada vez maiores as incidências de patologias (salmonelose, enterite necrótica, etc.) que colocam pressão sobre a rentabilidade das aves de capoeira, através de uma redução da produtividade e de um aumento de custo dos tratamentos. Embora historicamente associemos as micotoxinas nas aves a sintomas clássicos como a redução da ingestão de ração, lesões orais ou redução do desempenho, os produtores muitas vezes desconhecem a ligação existente entre as micotoxinas e a saúde do efetivo. Além dos sintomas mais comuns acima descritos, fatores como a redução do sucesso da vacinação preventiva, o aumento dos surtos de infeção por agentes patogénicos facultativos ou apenas custos mais elevados com medicação podem sugerir a necessidade de uma investigação mais detalhada das micotoxinas.
     
  7. Redução da produção de ovos e má qualidade da casca do ovo
    A micotoxicose nas galinhas poedeiras está associada a uma redução da produção de ovos, muito provavelmente porque provoca uma diminuição da síntese de proteínas. A diminuição da síntese de albumina resulta de uma degeneração do tecido hepático que se deve à exposição às micotoxinas. A casca do ovo é essencial para a proteção da progenitura. Cascas finas e frágeis podem aumentar a mortalidade embrionária, diminuir o ganho de peso do embrião e a eclodibilidade. A qualidade da casca do ovo depende do metabolismo do cálcio e da vitamina D3 da galinha poedeira. A biodisponibilidade destes depende da integridade intestinal e da produção de enzimas e transportadores que ajudam a metabolizar a ração. Estes processos podem ser adversamente afetados pelas micotoxinas.
     
  8. Problemas nas pernas
    A fraqueza nas pernas tem origem multifatorial e pode ser influenciada pela gestão, pela genética, pelo ambiente, pela nutrição e pelas micotoxinas. É sabido que várias micotoxinas, independente e cumulativamente, têm um impacto adverso no metabolismo ósseo, provocando fraqueza nas pernas.
     
  9. Lesões orais e na moela
    As lesões orais são particularmente prevalentes em galinhas poedeiras e de reprodução, e podem ter na sua origem diferentes agentes etiológicos. Alguns tipos de toxinas, como os tricotecenos de tipo A, podem provocar lesões no epitélio e aumentar a velocidade da renovação de células epiteliais. É frequente os veterinários que trabalham nesta área referirem erosão ou lesões do revestimento da mucosa da moela em operações de produção de carne e de ovos para consumo. Em alguns casos, estas lesões são já observadas em aves do dia antes de serem colocadas no aviário e antes de iniciarem o consumo de ração. No caso das aves mais jovens, estudos apontam como fatores possíveis o stress pós-eclosão ou a presença de micotoxinas na dieta das poedeiras (que podem ser transferidas para o ovo).
     
  10. Descida dos parâmetros de desempenho das aves
    Embora as micotoxinas sejam invisíveis e difíceis de detetar, são quase sempre reveladas através de alterações, grandes ou pequenas, nos parâmetros de desempenho. Impactos negativos na homogeneidade em grupos de aves da mesma idade, ingestão diária de ração, parâmetros de crescimento e eficiência alimentar podem resultar em sérias perdas económicas. Níveis elevados de contaminação também podem resultar em mudanças súbitas e graves, como um aumento da mortalidade.

Deteção e mitigação do problema

Conforme referido acima, não existe nenhuma forma de remover completamente as micotoxinas da sua produção avícola. No entanto, é possível mitigar os seus efeitos negativos utilizando uma estratégia de gestão adequada.

A Alltech disponibiliza um conjunto de serviços de deteção modernos que o irão ajudar a descobrir ameaças ocultas nas suas rações.

Está à procura de uma análise aprofundada e de recomendações em tempo real?

Os produtores que estão à procura de um teste de deteção de micotoxinas que possa ser aplicado nas explorações têm à disposição o Alltech® RAPIREAD™. Adequado para detetar sete das principais micotoxinas nos vários ingredientes da ração, e integrando tanto ferramentas online como o dispositivo de teste Neogen Raptor®, esta plataforma de testes rápidos permite uma análise aprofundada e conselhos acionáveis em tempo real apoiados por dados.

Quer ter um quadro geral dos contaminantes de rações?

Os produtores que procuram obter um quadro geral dos contaminantes de rações que afetam a sua exploração encontrarão na análise de micotoxinas Alltech 37+® um serviço que permite revelar um conjunto abrangente de problemas ocultos. Sendo o pilar do programa de gestão de micotoxinas da Alltech, este serviço de testes realizados em laboratório investiga amostras das suas rações, procurando e identificando até um máximo de 54 micotoxinas.

Quer mitigar os efeitos das micotoxinas no seu aviário?

Depois de identificar os contaminantes nas suas matérias-primas e na ração das suas aves de capoeira, o passo seguinte é a mitigação através da utilização de um ligante de micotoxinas, como o Mycosorb A+® da Alltech, na dieta das aves. Mycosorb A+® reduz a adsorção de micotoxinas pelo animal, compensando os riscos para a saúde e produtividade que estão associados aos danos induzidos pelas micotoxinas.

European Summer Harvest Survey de 2020

A contaminação por micotoxinas começa no campo antes da colheita. Devido às crescentes exigências do consumidor final e à crescente preocupação em torno da qualidade das rações, a segurança das rações para animais passou a ser um tópico importante na agricultura. Para ajudar a resolver esta questão, e para permitir que os produtores e as fábricas de rações tomem as decisões de gestão mais eficazes para mitigar este problema, a Alltech concluiu o seu 8.º Summer Harvest Survey anual. No levantamento de 2020, foram analisadas amostras de rações e de ingredientes em toda a Europa para criar uma perspetiva global do risco de micotoxinas no continente europeu. Quando se registar para receber o póster terá também acesso ao relatório completo deste levantamento e a uma gravação do webinar, ficando assim com mais informações sobre a possível ameaça das micotoxinas. Pode obter mais informações AQUI.

Alltech Portugal

Facebook: AlltechEurope

Web: Alltech.com/Portugal

Alltech Portugal

Parque Empresarial Primóvel, Estrada Terras da Lagoa, Edifício A3 – 2º C

Rio de Mouro |  2635-595 Rio de Mouro 

Tel: (+351) 219605510   

Email: infoportugal@alltech.com

 

background image