O que respiram os seus porcos?

2016-08-26

Com a subida das temperaturas de verão, os produtores preocupam-se com o calor e com o stresse provocado por ele. Empregam-se grandes esforços no controlo da temperatura e no aumento da ventilação de modo a garantir que os animais têm um ambiente saudável. Com o aumento da ventilação, os produtores também devem verificar o que respiram os seus porcos. De facto, o sistema respiratório do porco desempenha um papel fundamental na saúde do animal e na rentabilidade geral do produtor.

 

Combater um gás tóxico

A capacidade respiratória permite que o oxigênio seja devidamente utilizados através de exercícios musculares e de outros tecidos. Se os níveis de gases, como o amoníaco, não forem geridos de forma adequada, podem ocorrer danos no trato respiratório e até outras doenças.

O amoníaco é um gás tóxico que, quando presente em níveis elevados, pode danificar o revestimento das células do trato respiratório, o que pode facilmente tornar-se um problema crónico nas pecuárias. Este pode não só causar nado-mortos, odor sexual, mordedura da cauda e doenças respiratórias em suínos, bem como pode causar problemas graves nos colaboradores.

 

De onde vem o amoníaco?

O amoníaco é libertado a partir da ureia na urina através da atividade dos micróbios que degradam os resíduos. Tanto a ureia como o gás amoníaco contêm azoto. A ureia é formada pelos rins e é utilizada pelo corpo como uma forma de expelir azoto.
 

Existem vários fatores, ao nível da gestão, que podem contribuir para a má qualidade do ar e amoníaco, nomeadamente a cama húmida, a falta de ventilação e fatores nutricionais como o excesso de proteína na alimentação.

 

Gestão da qualidade do ar
 

É importante que os animais tenham ventilação suficiente. Isso não só ajuda a extrair o anomiaco para fora do pavilhão, como pode ajudar a manter a cama seca.  Aqui estão quatro áreas-chave para melhorar a ventilação e reduzir a má qualidade do ar:

- Certifique-se que todos os ventiladores funcionam adequadamente. Limpe os motores do ventilador e certifique-se do funcionamento do termostato.

- Examine as lâminas e os respiradores dos ventiladores para garantir que eles não estejam danificados ou enferrujados; substitua-os se têm 10 a 15 anos de serviço.

- Verifique se o equipamento de ventilação exterior está a funcionar corretamente, que as janelas fecham bem, que foram limpas de resíduos e/ou os equipamentos foram postos em segurança, bem como os tanques de gás propano foram revistos e certificados da inexistência de fugas.

-Verifique as entradas de ar e a temperatura e teste possíveis fontes adicionais de calor no interior dos edifícios.

 

Muitos produtores também usam tecnologias nutricionais na alimentação como o extrato da planta Yucca schidigera, o qual pode ser usado como um aditivo para reduzir as emissões prejudiciais de estrume e diminuir os níveis de amoníaco no alojamento dos animais. Ao manter odor do estrume e o amoníaco em níveis favoráveis à manutenção da saúde respiratória do porco, é criado um ambiente mais saudável não só para o animal, mas também para o próprio produtor.

 
 

Fonte: https://ag.alltech.com/en/blog/what-are-your-pigs-breathing

Alltech Portugal

Facebook: AlltechEurope

Web: Alltech.com/Portugal

Alltech Portugal

Parque Empresarial Primóvel, Estrada Terras da Lagoa, Edifício A3 – 2º C

Rio de Mouro |  2635-595 Rio de Mouro 

Tel: (+351) 219605510   

Email: infoportugal@alltech.com

 

background image