O papel da tecnologia digital na rentabilidade e sustentabilidade da produção de suínos

2023-06-19

Sustentabilidade, saúde animal e tecnologia estiveram no centro das atenções na semana passada na World Pork Expo , em Des Moines, Iowa, nos EUA, a maior feira mundial de suinicultura. Organizada pelo Conselho Nacional de Produtores de Suínos (NPPC), a World Pork Expo apresenta as mais recentes inovações no segmento da produção e transformação de suínos, e oferece oportunidades únicas de networking e aprendizagem imersiva.

Os seminários gratuitos que abrangem todos os aspetos da fileira dos suínos são o ponto alto desta feira de três dias, que reúne cerca de 10.000 produtores de suínos e profissionais do setor agropecuário. Os seminários são pensados para ajudar "os participantes a alavancar o seu negócio para o próximo nível", disse o presidente do conselho do NPPC, Scott Hays.

Um painel de debate liderado pelo Dr. Mark Lyons, presidente e CEO da Alltech, debateu estratégias para transformar desafios em oportunidades.

Em "Transformando os desafios mais difíceis da agropecuária nas nossas maiores oportunidades", o Dr. Lyons e seus convidados sublinharam o papel da tecnologia digital na pecuária – incluindo sensores, inteligência artificial e programas baseados na nuvem – e identificaram formas de criar sustentabilidade ambiental e económica num contexto de escassez de mão de obra e de desafios relacionados com a rentabilidade e a saúde dos suínos.

O panorama atual da tecnologia digital na agropecuária

A inteligência artificial (IA) e os sensores são cada vez mais utilizados nas explorações agropecuária para monitorizar a saúde e a produtividade dos animais. Eles podem dar acesso em tempo real a informações cruciais sobre o efetivo e permitir práticas de gestão proativas e a deteção precoce de possíveis problemas de saúde, o que pode levar a uma maior eficiência das explorações agropecuárias. No entanto, há uma lacuna na infraestrutura necessária para implementar totalmente essas tecnologias e trazer essas vantagens para o produtor, afirmou B.J. Brugman, cofundador e CEO da Distynct, uma empresa de pecuária de precisão.

Quando fundou a empresa, ele queria identificar e contar os animais na exploração para que os produtores pudessem obter informação em tempo real sobre o seu efetivo.

"Quando chegamos ao mercado descobrimos uma completa falta de infraestrutura (hardware para aceder à internet)", afirmou Brugman. "Isso forçou o nosso negócio a mudar. Foi um balde de água fria quando nos confrontámos com a realidade do negócio dos suínos, se por um lado as nossas ideias eram fantásticas, quando as tentámos implementar nas explorações, deparámo-nos com a falta de acesso à internet."

As novas tecnologias não só devem entusiasmar todos os presentes como devem ter uma aplicação prática. Começar pela melhoria da infraestrutura reduzirá a resistência à adoção de novas tecnologias, acrescentou B.J. Brugman,

Nos casos em que há infraestruturas e ligação à Internet, a tecnologia digital pode fazer uma grande diferença na monitorização da saúde animal e na erradicação de doenças. Mas só funcionará se a maioria dos agricultores estiver confortável em compartilhar os dados da sua exploração, disse Dale Stevermer, coproprietário da Trails End Farm, empresa do Minnesota, EUA, e membro do conselho de administração do National Pork Board.

"O National Pork Board realmente não entrou nisso para ser uma empresa de software, mas acabamos por desenvolver um software muito poderoso que todos os produtores podem usar para registar movimentos de animais, entre locais nas explorações e da exploração para o mercado", disse Stevermer. "E uma das principais utilidades é que no caso do surto de uma nova doença animal– esses dados poderão ser enviados diretamente às autoridades veterinárias estatais”.

Os produtores pecuários têm muito com que lidar quando se trata de um surto de doença. O software de monitorização e comunicação de informações pode ajudar a facilitar os passos necessários neste processo.

"Se os veterinários do Estado tiverem a informação na ponta dos dedos, e a combinação de todas as explorações naquele momento e todos os movimentos naquela área, eles terão uma noção muito melhor do que aconteceu", disse Stevermer.

Uma visão para o futuro da tecnologia nas explorações agropecuárias

Nos próximos cinco anos, "acredito que seremos capazes de utilizar os dados de uma exploração pecuária, processá-los e relatá-los a nível regional", disse Jamie Burr, diretor de sustentabilidade do National Pork Board.

Desta forma, os consumidores poderão saber em que região do país foi produzida a carne que compram, bem como a sua pegada social e ambiental, disse ele.

Brad Priest, gestor de suínos desde o desmame até ao acabamento na TriOak Foods, uma empresa produtora de suínos, fabricante de rações e comerciante de matérias-primas agrícolas que atua nos Estados do Iowa e do Illinois, disse que o uso de GPS para rastrear o movimento terá um enorme impacto no desempenho do efetivo.

Brugman acredita num futuro em que tudo na exploração estará ligado de forma digital.

"Acho que é tão entusiasmante pensar em fazer esse trabalho de base, como instalar a infraestrutura agora para escalar rapidamente e implementar tecnologia de precisão", disse ele.

A Microsoft lançou recentemente a Azure Data Manager for Agriculture que recolhe e combina dados de várias fontes na exploração, permitindo que os produtores analisem as informações de forma mais eficaz e desenvolvam mais rapidamente soluções de agricultura de precisão, disse o orador Riyaz Pishori, gestor de programa da Microsoft.

E talvez daqui a cinco anos, disse ele, esses dados possam ser comunicados aos agricultores via IA de forma conversacional, semelhante ao ChatGPT.

"Se o conhecimento de um agricultor puder ser aumentado com alguns dos outros dados [da IA] para que ele ou ela possa tomar melhores decisões, é provavelmente para onde iremos", disse Pishori.

A confiança na privacidade de dados – a garantia de que os dados de uma exploração não serão divulgados a terceiros – motivará e inspirará os agricultores a adotar a tecnologia, disse Burr.

As informações da exploração são pessoais, disse Brugman, e os clientes precisam de ter certeza de que são proprietários dos dados. O papel das empresas de tecnologia é simplesmente orientar os seus clientes sobre como usar os dados para tomar melhores decisões, disse ele.

Equilibrar tecnologia e rentabilidade do utilizador

A capacidade de tomar decisões precisas na exploração reduzirá os custos de produção, disse Pishori. A redução de custos é um fator determinante.

Os investimentos em tecnologia são mais difíceis para os produtores de menor dimensão, disse Stevermer, mas é necessário aumentar a eficiência, a rentabilidade e a sustentabilidade.

"Eu tenho de fazer isso porque cada hectare de milho ou de soja que eu cultivo tem que ser produzido da forma mais rentável possível", disse ele. "Tenho de acompanhar isso mais de perto para poder mostrar que o meu resultado, o total de dólares, compensa. É um daqueles equilíbrios difíceis e é preciso um lápis afiado, mas funciona".

Pishori reconheceu que atualmente algumas tecnologias podem ser caras e pouco acessíveis para explorações de menor dimensão. No entanto, os investigadores estão a encontrar formas de democratizar a tecnologia, como o uso de aplicações em smartphones para determinar a qualidade do solo ou medir o carbono no solo.

Alavancar a tecnologia digital para a sustentabilidade

A tecnologia digital ajuda os agricultores a medir a sua sustentabilidade, tanto económica como ambiental.

O uso da tecnologia diminuiu drasticamente as necessidades de uso da terra e diminuiu o uso de água, disse Stevermer.

Aproveitando os dados da We Care, a iniciativa do National Pork Board para promover a produção responsável e sustentável de carne de porco, os produtores relataram uma redução de 80% na erosão do solo, disse ele. A fileira da carne de suíno dos EUA fez progressos significativos na sustentabilidade nos últimos 60 anos, e o uso da tecnologia desempenhou um papel importante.

A tecnologia digital pode prever esforços de sustentabilidade, aumentar a eficiência e permitir a melhoria contínua.

Pishori e sua equipa estão a trabalhar na criação de aplicações de simulação computacional para que os produtores possam medir o sequestro de carbono na sua exploração resultante da emissão dos diferentes fatores de produção.

"A nossa luta é como podemos pôr essa nova informação nas nossas mãos para aplicar o mais rápido possível. E, lá está, isso tem a ver com a digitalização de dados", disse Brugman.

Simplificar a tecnologia será fundamental para que os agricultores tirem proveito dela, disse Priest. Então, devemos ajudá-los com escalabilidade.

"Ainda há muito entusiasmo na fileira da produção de suínos", disse Stevermer. "Podemos aproveitar esse poder agora. Há um forte potencial para o que pode ser feito."

Saiba mais sobre o potencial da tecnologia para transformar a agropecuária. Clique aqui para ver o debate na íntegra

Alltech Portugal

Facebook: AlltechEurope

Web: Alltech.com/Portugal

Alltech Portugal

Parque Empresarial Primóvel, Estrada Terras da Lagoa, Edifício A3 – 2º C

Rio de Mouro |  2635-595 Rio de Mouro 

Tel: (+351) 219605510   

Email: infoportugal@alltech.com

 

background image