O bom desempenho do intestino depende da nutrição em idade precoce

2022-01-03

O que é a saúde intestinal?

É indiscutível a importância de melhorar as estratégias nutricionais naturais com vista a promover a saúde e o desenvolvimento intestinal dos suínos jovens para maximizar o seu crescimento ao longo da vida e minimizar o uso de antibióticos. Mas o que significa realmente o termo "saúde intestinal"?

Vários estudos recentes forneceram critérios gerais de avaliação da saúde intestinal em suínos jovens, nomeadamente:

1) a digestão e absorção eficientes da alimentação,

2) uma população microbiana estável e adequada,

3) um sistema imunológico intestinal eficaz,

4) a ausência de doença, e

5) uma barreira intestinal protetora e funcional.

Se o intestino não for saudável e não funcionar de forma adequada, a saúde, o bem-estar e o rendimento dos leitões são afetados, e em última instância, também as margens de lucro do produtor. Por isso, para que os leitões tenham o melhor início de vida possível, os produtores devem promover populações microbianas benéficas no intestino, otimizar a estrutura intestinal para garantir uma absorção eficaz dos nutrientes e reforçar o sistema imunitário dos animais, pois todos estes componentes estão diretamente relacionados com a saúde intestinal.

Nutrição precoce

Ao longo dos últimos 40 anos, a Alltech realizou uma extensa investigação sobre a saúde das espécies monogástricas e desenvolveu vários programas de gestão da saúde intestinal, focados em melhorar o rendimento animal desde o nascimento, através da promoção de populações de bactérias benéficas, da construção de defesas naturais e da maximização do crescimento.

O conceito Seed, Feed, Weed (SFW) está na base de um desses programas que visa atuar sobre a microbiota intestinal, estabelecendo populações microbianas benéficas e mais diversificadas após o nascimento dos animais.

É fundamental estabelecer e manter um microbioma intestinal benéfico e diversificado no início da vida dos suínos, porque os primeiros microrganismos que se estabelecem no intestino são determinantes para o estabelecimento de comunidades microbianas permanentes, que influenciam o crescimento e a saúde dos suínos ao longo da vida. O programa SWF promove a saúde intestinal dos leitões com base em três princípios:

  • Semear o intestino com organismos benéficos:  É vital colonizar ou “semear” o intestino com as bactérias corretas o mais rapidamente possível após o nascimento dos leitões. Os primeiros microrganismos a colonizar o intestino determinarão a composição da flora, criando o micro-ambiente necessário para estabelecer uma comunidade microbiana complexa e desenvolver a arquitetura intestinal ideal. Uma vez estabelecida a microflora intestinal adequada nos leilões estes melhoram o índice de crescimento em idade precoce, bem como a conversão alimentar, a uniformidade e a viabilidade.
  • Alimentar os organismos benéficos:  Além de “semear” o intestino com as espécies colonizadoras adequadas, é fundamental melhorar a capacidade dos organismos benéficos para colonizar e controlar rapidamente a população microbiana no intestino delgado. Uma vez estabelecidas a comunidade microbiana benéfica e a ecologia intestinal, as vilosidades intestinais desenvolvem-se otimamente. Este passo é fundamental para a saúde e a eficiência alimentar dos leitões, porque quanto mais saudáveis forem as suas vilosidades intestinais, mais eficiente será a absorção dos nutrientes.
  • Eliminar os microrganismos nocivos:  O intestino também pode conter microrganismos patogénicos nocivos (por exemplo, escherichia coli), que podem danificar as vilosidades intestinais. Por isso, é importante eliminá-los antes que possam aderir às paredes do intestino, reproduzir-se e levar os suínos a adoecer. Ao bloquear os mecanismos de aderência dos microrganismos nocivos com um bloqueador de fímbria tipo 1, reduz-se a sua capacidade de competir com os microrganismos benéficos (por exemplo, Bifidobacterium  e  Lactobacillus) no intestino. Minimizar a exposição do intestino a estes microrganismos nocivos ajuda a melhorar as defesas naturais do animal e a diminuir o tempo que demora a recuperar da doença.

A componente "weed" do SFW é fundamental para garantir a melhoria da saúde intestinal e do estado imunitário nos leitões e representa 80% da eficácia do programa. O programa SFW inclui soluções técnicas nutricionais , como o Actigen (ACT, Alltech) que ajuda a manter um intestino saudável e a regularizar a microflora intestinal. Isto, por sua vez, pode ajudar a reduzir os riscos associados ao desenvolvimento da resistência antimicrobiana.

Dados recentes de estudos sobre a melhoria da saúde intestinal em leitões demonstraram que o programa SFW pode ajudar a reduzir a ligação de E. coli  e a adesão de  Salmonella  Dublin às células dos intestino dos suínos. Além disso, a redução da ligação de E. coli  e  Salmonella às células intestinais obtida com o programa SFW pode ter um efeito direto na redução dos marcadores inflamatórios de infeção.

O uso de óxido de zinco (ZnO) na dieta dos suínos visa suprimir o crescimento de bactérias patogénicas no intestino. No entanto, à medida que a União Europeia se prepara para proibir o ZnO, a partir de junho de 2022, é mais importante do que nunca promover um intestino saudável com reduzida carga patogénica. O programa SFW poderá ajudar os produtores a adotar sistemas de produção isentos de ZnO.

O desmame é a etapa mais desafiante na produção de suínos, uma vez que os leitões estão sujeitos a uma miríade de fatores de stress em simultâneo (ex: mudança dietética abrupta do leite da mãe para a alimentação sólida; um novo ambiente; mistura com leitões desconhecidos de outras ninhadas e separação das mães). Consequentemente, os leitões recém-desmamados sofrem mudanças drásticas na sua fisiologia intestinal, que se caracterizam pela atrofia das vilosidades e pela hiperplasia das criptas do intestino delgado, resultante da redução da ingestão de energia na fase em que o leitão está a adaptar-se à alimentação sólida.

Vários estudos demonstraram uma melhoria significativa na estrutura intestinal dos leitões após o desmame com a suplementação Actigen em dietas de pré-iniciação e iniciação. Como resultado, a absorção e a utilização de nutrientes aumentaram, com uma melhoria no ganho de peso dos leitões e na eficiência da conversão alimentar. Desta forma, se os produtores puderem modelar a morfologia intestinal através de soluções nutricionais naturais, a capacidade digestiva, de absorção e secreção do intestino aumentará, o que pode ajudar a mitigar os impactos negativos do desmame na saúde, no crescimento e na rentabilidade dos suínos.

A nutrição precoce é fundamental para se conseguir um melhor rendimento e saúde dos leitões ao longo da vida. O programa SFW da Alltech foi concebido para melhorar a saúde intestinal, atuando tanto na diversidade microbiana como na estrutura intestinal. Isto é essencial para os jovens leitões, ajuda a garantir um melhor rendimento ao longo da vida dos animais e aumenta a rentabilidade dos produtores de forma sustentável. A utilização deste programa de gestão da saúde intestinal tem também um papel fundamental no apoio aos produtores para produzir suínos sem o uso de antibióticos e de óxido de zinco.

Este é o segundo de uma série de 3 artigos.

Autor: Dra. Hazel Rooney, Coordenador Técnico Suínos, Alltech Ireland

 

Alltech Portugal

Facebook: AlltechEurope

Web: Alltech.com/Portugal

Alltech Portugal

Parque Empresarial Primóvel, Estrada Terras da Lagoa, Edifício A3 – 2º C

Rio de Mouro |  2635-595 Rio de Mouro 

Tel: (+351) 219605510   

Email: infoportugal@alltech.com

 

background image