Meta-análise da Alltech apresenta resultados positivos no desempenho, na habitabilidade e na sustentabilidade ambiental da produção de frangos

2022-09-05

A Alltech divulgou dados de uma nova meta-análise, publicada na Revista Poultry Science, que demonstra os impactos das micotoxinas na produtividade de frangos de aviário e o efeito positivo da aplicação do extrato da parede celular de leveduras (YCWE, Mycosorb®, Alltech, Inc., KY), quando existem desafios causados por micotoxinas, no desempenho, na habitabilidade e na sustentabilidade ambiental da produção de frangos de aviário. Esta meta-análise foi pioneira no seu âmbito e consistiu em analisar 25 estudos realizados em 11 países com um total de 10.307 aves.

A meta-análise mediu o impacto das micotoxinas no desempenho e eficiência das aves relativamente ao ganho de peso corporal (BWG), à ingestão alimentar (FI), ao rácio de conversão alimentar (FCR), ao Fator Europeu de Eficiência das Aves (EPEF), ao impacto das micotoxinas na mortalidade das aves e o efeito de incluir Mycosorb na dieta das aves, fornecido durante um desafio com micotoxinas, nestes parâmetros. A pegada de carbono das micotoxinas na produção de frangos de aviário com e sem inclusão Mycosorb também foi estimada.

"O consumo de alimentos contaminados com micotoxinas pelos animais pode resultar na redução da produtividade e rentabilidade das explorações pecuárias devido à diminuição do desempenho e eficiência animal, ao aumento da mortalidade e a maior emissões de carbono", afirmou Alexandra Weaver, responsável técnica global da equipa de Gestão de Micotoxinas da Alltech. "No entanto, esta meta-análise confirma que o Mycosorb é uma solução eficaz para minimizar os efeitos das micotoxinas no desempenho e na saúde dos frangos, bem como para contribuir para a redução das emissões de carbono da produção”.

O impacto significativo (p <0.05) das micotoxinas no desempenho e eficiência das aves incluiu:

  • Menor ganho de peso corporal total (BWG) em aves que consomem micotoxinas em comparação com o grupo de controlo (-217,20 gramas, período médio de acabamento de 35,5 dias).
  • Maior rácio de conversão alimentar (FCR) em aves que consomem micotoxinas em comparação com o grupo de controlo (+0.12).
  • Menor ingestão alimentar (FI) total em aves que consomem micotoxinas em comparação com o grupo de controlo (-264,44 gramas).
  • EPEF reduzido em comparação com o grupo de controlo (-59.36).
  • Maior mortalidade em aves que consomem micotoxinas em comparação com o grupo de controlo (+2,07%).

Quando incluído na dieta das aves durante um desafio de micotoxinas, o Mycosorb contribuiu significativamente (p <0,05) para:

  • Aumento do ganho de peso corporal total (BWG) em comparação com a dieta contendo micotoxinas (+65,48 gramas, período médio de acabamento de 35,5 dias).
  • Menor rácio de conversão alimentar (FCR) em comparação com a dieta contendo micotoxinas (-0,05).
  • Aumento total da ingestão alimentar (FI) em comparação com a dieta contendo micotoxinas (+99,39 gramas).
  • Aumento do EPEF em comparação com a dieta contendo micotoxinas (+16,81).
  • Menor taxa de mortalidade em comparação com as aves alimentadas com dieta contendo micotoxinas (-1.74%). As aves que ingeriram Mycosorb tiveram taxas de mortalidade idênticas às aves do grupo de controlo (sem micotoxinas na alimentação).

Comparar métricas ambientais com e sem inclusão Mycosorb

Uma avaliação simulada do ciclo de vida de 100.000 aves demonstrou que o Mycosorb pode atenuar o aumento da pegada de carbono causado pelas micotoxinas. Em comparação com a dieta contaminada com micotoxinas, a inclusão do Mycosorb durante um desafio com micotoxinas resultou em:

  • Aves mais vendáveis (+1.740).
  • Aumento do peso vivo produzido (+11,1 toneladas métricas).
  • Redução das emissões por ave (-0,12 kg CO2-eq/ave).
  • Redução das emissões por kg de peso vivo (LW) (-0,10 kg CO2-eq/kg LW).
  • Redução das emissões por kg de carcaça (-0,14 kg de co2-eq/kg carcaça).

Em 100.000 aves, trata-se de uma diminuição total de 25,41 toneladas de CO2-eq, o que equivale às emissões de 30 voos transatlânticos de ida e volta ou ao uso anual de 17 carros no Reino Unido.

"As análises aos cereais e às rações continuam a detetar a ameaça omnipresente das micotoxinas nas dietas animais a nível global, e tal como este estudo demonstra, não está apenas a afetar a saúde e o desempenho dos animais, mas também a sustentabilidade ambiental da produção animal", afirmou Nick Adams, diretor global do programa de Gestão de Micotoxinas da Alltech. "À medida que o setor agropecuário procura reduzir a sua pegada de carbono, torna-se evidente que os suplementos para alimentação animal que melhoram a produtividade das explorações pecuárias são uma das ferramentas que podem contribuir para atingir estas metas".

Esta meta-análise reafirma que o Mycosorb contribui para o aumento da produção total de proteína, a melhoria da rentabilidade e reduz a pegada de carbono da produção de frangos de aviário quando estamos perante desafios de micotoxinas.

 Para mais informações sobre o Mycosorb e os dados de meta-análise, consulte este link: www.knowmycotoxins.com/mycotoxin-mitigation/mycosorb-a/.

 

Alltech Portugal

Facebook: AlltechEurope

Web: Alltech.com/Portugal

Alltech Portugal

Parque Empresarial Primóvel, Estrada Terras da Lagoa, Edifício A3 – 2º C

Rio de Mouro |  2635-595 Rio de Mouro 

Tel: (+351) 219605510   

Email: infoportugal@alltech.com

 

background image