Gripe aviária – sintomas, risco de transmissão e medidas de prevenção

2022-09-27

A gripe aviária é uma doença infeciosa viral que atinge as aves e os subtipos do vírus de alta patogenicidade provocam mortalidade muito elevada nas aves. A doença está presente na Europa e em Portugal. Conheça os sintomas da doença nas aves, o risco de transmissão e descubra sete passos para manter a gripe aviária fora do seu aviário.

O que é a gripe aviária?

 É uma doença das aves causada por um vírus que pode afetar tanto aves domésticas como aves selvagens. Estes vírus transmitem-se com muita facilidade entre as aves e podem dar origem a surtos de grande dimensão, causando prejuízos muito grandes para o setor da avicultura.

 Esta doença existe em Portugal?

Em Portugal, entre 30 de novembro de 2021 e 15 de setembro de 2022 foram confirmados 27 focos do subtipo H5N1, a gripe aviária na sua forma mais grave ou de alta patogenicidade: 18 focos em aves domésticas, incluindo explorações comerciais de perus, galinhas e patos, uma coleção privada de aves, capoeiras domésticas e aves mantidas em parque urbano e 9 ocorrências em aves selvagens. O último foco em aves de capoeira foi confirmado numa exploração comercial de patos de engorda localizada na freguesia de Santo Estevão, concelho de Benavente, distrito de Santarém; identificou-se ainda uma ave selvagem positiva em S. Jacinto, Aveiro.

 Quais são os principais sintomas da doença nas aves?

Frequentemente, a gripe aviária de alta patogenicidade causa a morte súbita das aves afetadas. Além disso, podem ocorrer os seguintes sinais clínicos: apatia muito evidente, dificuldades respiratórias, cristas arroxeadas, penas eriçadas, corpo em bola. Os bandos infetados podem apresentam quebras no crescimento ou na produção de ovos, diminuição da ingestão de água e de ração e aumentos acentuados e súbitos de mortalidade.

Qual o modo de transmissão da gripe aviária às aves domésticas?

O contacto com aves selvagens infetadas é a principal fonte de infeção para as aves domésticas. Os vírus da gripe aviária podem também ser disseminados indiretamente através de mãos, roupas, calçado, objetos, equipamentos e rodados de viaturas contaminados.

Existe risco de transmissão desta doença aos seres humanos?

 Existem muitos subtipos de vírus da gripe aviária e nem todos são transmissíveis aos seres humanos. Por exemplo, o subtipo H5N8, não tem capacidade para infetar seres humanos. Outros subtipos, como o H5N1, podem ser transmissíveis a pessoas, mas para que isto aconteça é necessário que ocorra um contacto direto e estreito com as aves doentes. O vírus não é transmissível às pessoas através do consumo de carne de aves e de ovos.

Que medidas existem para evitar a disseminação da doença em Portugal?

Na sequência de focos de infeção em aves domésticas, foram estabelecidas as respetivas zonas de restrição sanitária: uma zona de proteção e uma zona de vigilância, abrangendo respetivamente, raios de 3 e 10 km em volta de cada local afetado. Conheça aqui as medidas decretadas pela Direção Geral de Alimentação e Veterinária. 

7 passos para manter a gripe aviária fora do seu aviário

  1. Mantenha as suas aves saudáveis.
  2. Tenha sempre água e comida para as suas aves dentro do aviário.
  3. Separe as aves por espécie. Por exemplo, os patos, os cisnes e os gansos devem estar separados das galinhas.
  4. Vede o seu aviário de forma a impedir a entrada de pássaros ou outras aves estranhas e coloque cal em pó à volta.
  5. Reduza ao máximo o número de pessoas que podem entrar no seu aviário. Cumpra as medidas de biossegurança.
  6. Desinfete sempre as mãos e as solas do calçado, antes e depois de entrar no aviário.
  7. Quando introduz um novo efetivo no aviário, mantenha as novas aves num local à parte durante uma semana, antes de misturar com as residentes.

Fonte: Direção Geral de Alimentação e Veterinária

 

Alltech Portugal

Facebook: AlltechEurope

Web: Alltech.com/Portugal

Alltech Portugal

Parque Empresarial Primóvel, Estrada Terras da Lagoa, Edifício A3 – 2º C

Rio de Mouro |  2635-595 Rio de Mouro 

Tel: (+351) 219605510   

Email: infoportugal@alltech.com

 

background image