Efeitos da temperatura elevada nas culturas
O aumento da temperatura aumenta a necessidade de água das culturas e pode induzir um maior consumo de nutrientes. Estima-se que para cada grau de aumento da temperatura o rendimento das culturas diminui 4%. Isto ocorre devido à redução da engorda dos frutos e pela eventual perda de valor comercial da cultura.
Na maioria das culturas, as plantas podem resistir a um calor de até 40 °C, se houver água disponível em quantidade suficiente para permitir o excesso de evapotranspiração (ET). Suponhamos que a planta transpira mais do que a água que consegue absorver. Nesse caso, os estragos são inevitáveis, as plantas murcham e ocorre uma degradação acelerada dos tecidos vegetais, uma vez que a evapotranspiração é menos eficiente. Será necessário aumentar a dotação de rega da cultura para evitar perdas de rendimento. No entanto, a disponibilidade de nutrientes também é um fator crítico durante a fase de stress térmico, pelo que a construção de um sistema radicular robusto é essencial, permitindo que a cultura aceda a mais água e nutrientes.
O QUE PODEMOS FAZER?
É possível reduzir o aquecimento do solo e, até certo ponto, evitar os estragos nas culturas. Siga estes 4 conselhos para reduzir o stress por calor nas suas culturas:
- Mantenha o solo coberto: Com resíduos da cultura anterior, no caso das culturas extensivas, ou instalando culturas de cobertura, em vinhas e pomares. As culturas de cobertura retêm a água e os nutrientes, evitam o escorrimento do solo e dos nutrientes, reduzem a temperatura do solo e preservam a humidade.
- Regue durante a noite: Esta recomendação é vital e deve ser aplicada sempre que possível para reduzir a temperatura do solo e o stress hídrico da cultura, evitando estragos nas folhas e favorecendo a evapotranspiração das plantas em vez da evaporação direta. A rega noturna também é mais eficiente e reduz a quantidade total de água necessária.
- Aplique aminoácidos tais como Complex-Aid (por aplicação foliar ou por rega gota-a-gota): Os aminoácidos são conhecidos por ajudar as plantas a resistir melhor ao stress abiótico. Ao reduzir a temperatura interna e promover o bom funcionamento das folhas, os aminoácidos também ajudam a planta a acumular proteína de forma mais eficiente do que se tivesse de fazê-lo sozinha a partir dos nutrientes base. Os aminoácidos podem ser usados antes, durante e após o stress abiótico.
- Invista nas raízes da sua cultura: tudo começa no solo e um sistema radicular robusto e estruturado, a par de um desenvolvimento equilibrado de microrganismos benéficos, tornará a cultura mais resistente aos efeitos do stress por calor.
Confira a gama de soluções Alltech Crop Science para a Saúde do Solo.
Consulte: https://www.alltech.com/es-es/crop-science/productos