Como obter a máxima rentabilidade da ração em bovinos de engorda

2021-10-09

Autora:  Anne  Koontz

A alimentação é cara - especialmente os cereais que são a principal fonte de energia na maioria das rações para bovinos. Com os preços dos cereais em alta, os nutricionistas trabalham arduamente para garantir que as rações sejam de elevada qualidade para garantir a sua eficiente conversão em carne e o adequado ganho de peso diário.

A energia é um elemento-chave a ter em conta na elaboração das rações para garantir o ganho de peso nos bovinos de carne. Tanto os cereais como as forragens contêm energia que é útil para os bovinos de engorda. Os cereais são considerados alimentos altamente energéticos, porque a energia dos cereais provém sobretudo do amido. O amido é composto por cadeias de glicose, que podem ser facilmente desagregadas pelos microrganismos do rúmen. Os componentes estruturais da forragem - como a celulose, a hemicelulose e a lignina - envolvem os nutrientes com ligações complexas, que os microrganismos do rúmen nem sempre conseguem quebrar, limitando a disponibilidade de energia da forragem. Isto é particularmente aplicável aos bovinos de engorda, uma vez que o pH ruminal destes animais não é o ideal para os microrganismos fibrolíticos, resultando numa redução da digestão da fibra.

Ao pensar nestes componentes estruturais, imagine-os como uma fechadura que protege a energia e os nutrientes das rações. As enzimas — endógenas, ou seja, as que estão presentes nos microrganismos do rúmen, ou exógenas, as que são introduzidas através de suplementos alimentares — podem quebrar estes componentes estruturais protetores, desbloqueando tanto o potencial da ração como o potencial de absorção dos nutrientes pelos bovinos.

As enzimas podem fazer a diferença na alimentação dos bovinos de engorda

A literatura científica não é unânime sobre o uso de enzimas na dieta dos bovinos. No entanto, isto deve-se provavelmente à grande variedade de enzimas que foram testadas, à vasta gama de rações que têm sido usadas nas dietas experimentais, e ao tipo de dados que foram registados. Por exemplo, o gado que é alimentado em pastagens de regiões frias e o gado que é alimentado em pastagens de regiões tropicais têm diferentes necessidades de enzimas, porque a composição química das pastagens é diferente. O mesmo acontece com o facto de o gado consumir silagem de milho versus ração de acabamento à base de cevada. Isto é especialmente verdade nas dietas que utilizam subprodutos, uma vez que os nutrientes mais facilmente acessíveis em geral já foram extraídos pela indústria que processou a matéria-prima.

  • Dietas à base de amido: Milho, cevada
  • Dietas à base de forragem: Silagem de milho, silagem de cevada, feno e erva
  • Dietas à base de subprodutos: Farinha de milho, cereais de destiladores, cascas de algodão, etc.

O rúmen é um ambiente complexo e rico em enzimas. Os microrganismos do rúmen podem decompor a maioria dos componentes dos alimentos — mas a extensão e a velocidade desta degradação são muitas vezes um fator limitativo para a libertação de nutrientes. Uma questão comum quando se discute a eficiência do rúmen é: Será que a suplementação com uma pequena quantidade de enzimas pode realmente fazer a diferença na função rúmen e na digestão dos alimentos?

Para que uma enzima seja eficaz, há vários requisitos:

  • Deve trazer uma mais-valia à digestão da ração, indo além do que a microbiota do animal já alcança.
  • O tipo de ligação que abre deve estar presente na ração.
  • A enzima tem de ser estável em alimentos armazenados e misturas.
  • A enzima deve estar ativa à temperatura e pH do rúmen.
  • Deve ser capaz de sobreviver na ração.

Voltando à metáfora da chave e da fechadura, qualquer enzima adicionada à ração deve encaixar na "fechadura" dos componentes da ração.

Como se mede a eficácia das enzimas nos bovinos de engorda?

Medir os efeitos e o valor das enzimas pode ser complicado. Muitas vezes, os investigadores esperam um aumento da taxa ou extensão da digestão para uma determinada componente da dieta — e, por vezes, têm razão. Outras vezes, no entanto, as enzimas atuam de forma inesperada, por exemplo, alterando a taxa de absorção para promover a ingestão de alimentos, deslocando os metabolitos disponíveis para os microrganismos do rúmen, ou mesmo afetando os processos metabólicos a jusante. Se os investigadores não contabilizarem estes efeitos, podem concluir que as enzimas não têm qualquer resultado benéfico, quando na realidade, eles estão simplesmente a olhar pelo ângulo errado. Por isso, na investigação enzimática, é importante olhar para além da ingestão, do ganho de peso e da conversão de alimentos e medir uma ampla gama de parâmetros para perceber tofos os efeitos e mecanismos de uma determinada enzima.

Fora do domínio científico, é importante saber o que se espera que uma enzima faça quando é adicionada à ração. Eis algumas razões para utilizar enzimas:

  • Ao incorporar enzimas na sua ração para bovinos de engorda, poderá utilizar ingredientes de baixo custo, com o mesmo desempenho.
  • As enzimas podem ajudar a melhorar a eficiência das rações sem ser necessário fazer quaisquer outras alterações à dieta.
  • Pode obter um ganho de peso dos animais com as enzimas. Certas enzimas podem contribuir para um maior peso de carcaça. Mais gramas por dia = mais euros.
  • Algumas enzimas reduzem a viscosidade digestiva, o que pode contribuir para uma melhor absorção pós-ruminal dos nutrientes e para melhorar a saúde digestiva. Tire o máximo proveito das suas rações.

Olhe para a alimentação dos seus bovinos e pense quais são os objetivos da sua engorda. As enzimas podem ajudá-lo a atingir esses objetivos?

Há várias opções de enzimas - basta conhecer os seus objetivos

A maior parte da investigação sobre bovinos centra-se na adaptação dos procedimentos existentes, nos planos de alimentação, etc. A investigação na área das enzimas leva anos de tentativa e erro, tanto no laboratório como no estábulo, até encontrar opções eficazes, económicas e escaláveis. Este tipo de investigação é lento, mas gera conhecimento que pode levar a novas perspetivas e tecnologias que nos permitem maximizar a eficiência das rações. Há uma enorme oferta de enzimas e muita inovação a nível comercial. Se optar por utilizar este tipo de suplementos nas rações de bovinos de engorda, certifique-se de que são eficazes no tipo de dieta dos seus animais e que vão ao encontro dos objetivos da sua engorda. Consulte o seu nutricionista ou um representante da Alltech para saber mais sobre o potencial das enzimas na sua engorda.

 

 

Alltech Portugal

Facebook: AlltechEurope

Web: Alltech.com/Portugal

Alltech Portugal

Parque Empresarial Primóvel, Estrada Terras da Lagoa, Edifício A3 – 2º C

Rio de Mouro |  2635-595 Rio de Mouro 

Tel: (+351) 219605510   

Email: infoportugal@alltech.com

 

background image