Como a Noble Foods desenvolveu a sua primeira marca de ovos carbono zero

2023-02-12

Trabalhando com o Carbon Trust, um embalador de ovos lançou a primeira marca de ovos biológicos certificados como neutros em carbono do Reino Unido.

Reportagem por Aaron Finucane.*

À medida que o setor agrícola se esforça por alcançar standards sustentáveis de carbono, um dos maiores produtores de ovos da Europa, a Noble Foods, alcançou  a  neutralidade carbónica numa das suas gamas de ovos.   Mas como é que o fizeram?

"Queríamos que o produto se distinguisse de qualquer outro no Reino Unido e dar aos consumidores que compram biológico um benefício ambiental adicional, por isso a gama ‘Purely Organic’ foi a ideal para começar", afirma Glenn Evans, responsável de Ambiente, Saúde e Segurança do Grupo Noble Foods.

"Nós compensamos as emissões, mas o mais importante, comprometemo-nos  com um  plano de  redução de  carbono a longo prazo, que é um  requisito fundamental para obter a certificação de neutralidade carbónica pelo Carbon Trust, e mantém-nos firmemente comprometidos”.

Como tudo começou

Com a crescente procura por produtos sustentáveis e porque os produtores biológicos da  Noble Foods já contam com e beneficiam de uma produção sustentável, o entusiasmo pelo  projeto foi elevado.

 "Os nossos agricultores estão completamente comprometidos com os seus sistemas de produção biológicos e com uma ética ecológica, incluindo a redução da sua pegada de carbono", explica Glenn Evans. 

"A estratégia ambiental da empresa está focada na redução das emissões de Gases com Efeito de Estufa (GEE)  ano após ano, bem como  na  agricultura sustentável e no aprovisionamento de matérias-primas sustentáveis.

 "Foi por isso que escolhemos trabalhar com o Carbon Trust.  É o standard dourado para a neutralidade carbónica, uma certificação amplamente reconhecida e respeitada e que aposta fortemente na redução de emissões, bem como na sua compensação".

Compreender  toda a pegada de carbono da marca ‘Purely Organic’ foi o primeiro passo  prático para a Noble Foods, e contratou a Alltech E-CO2 – pioneira em  benchmarking de carbono agrícola  – para fazer a primeira  avaliação.

"A Alltech tem um software e uma metodologia de  pegada agrícola bem estabelecidos que também estão aprovados pelo Carbon Trust, por isso foi uma parceria natural", afirma Glenn Evans.

O diagnóstico nas explorações agropecuárias começa com a avaliação de aspetos operacionais fundamentais como as faturas energéticas e o consumo, a alimentação animal, as taxas de mortalidade, a gestão do estrume e o peso dos ovos.  

"Todas as partes do processo produtivo são examinadas para determinar a eficiência da exploração agropecuária e, em última análise, a pegada de carbono", explica Glenn Evans.

 "Mas o diagnóstico nas explorações agropecuárias é apenas uma parte do processo, uma vez que a certificação da neutralidade carbónica da empresa abrange toda a cadeia de valor”. 

A metodologia é abrangente e inclui avaliações de:

  • 13 aviários de poedeiras, incluindo unidades de criação
  • Matérias-primas para alimentação e abastecimento
  • Embalamento e transporte dos ovos
  • Utilização de serviços de fábricas de rações e centros de embalagem
  • Distribuição de ovos classificados
  • Fase de utilização e de fim de vida das operações.

A pegada de carbono global apurada foi de 2,67kg CO2e/kg ovos.

Redução de gases com efeito de estufa

 No início, a Noble Foods comprou créditos de carbono suficientes para compensar toda a sua produção de carbono (ver compensação, abaixo), mas espera reduzi-la, ano após ano, uma vez que há redução das emissões de carbono na sua cadeia de abastecimento.

"A redução de carbono alcançada através de iniciativas implementadas anualmente será medida e apresentada durante o processo de  certificação deste ano".

No âmbito do processo de certificação, a Noble Foods precisava de fornecer e divulgar um qualifying explanatory statement (QES), que apoia a certificação da neutralidade carbónica.

"No nosso QES, comprometemo-nos a identificar projetos – incluindo a estimativa da redução de carbono a eles associada – que serão  avaliados quanto ao seu contributo para as emissões de GEE", explica Glenn Evans.

"Serão adicionados anualmente novos projetos para alcançar reduções anuais nas emissões de  GEE".

Este ano (2023), três dos aviários de poedeiras da Noble Foods estão a sofrer melhorias nas infraestruturas de aquecimento e de iluminação.

"Além disso, uma das nossas fábricas de rações mudou a caldeira de óleo combustível para  gás de petróleo liquefeito.  E estamos a estudar a origem do abastecimento das matérias-primas  no nosso sistema de alimentação animal", afirma Glenn Evans.

Reconhecendo que os ganhos mais significativos estão ao seu alcance, a empresa identificou  as  matérias-primas de  alimentação  animal e o transporte como fatores importantes para trabalhar com vista à redução das emissões.

“70-80% das emissões de  GEE  estão associadas à  origem dos alimentos para animais e das matérias-primas", afirma Glenn Evans. "Portanto, o nosso plano de redução de carbono está centrado  nessas operações em  primeiro lugar".

Compensação de gases com efeito de estufa

Porque a compensação é uma grande parte da componente  inicial para a  neutralidade,  a Noble Foods  comprou 9.170t CO2e de créditos de carbono através  da Climate Impact Partners, que ‘casa’ investidores com projetos.

Cumprindo exigentes qualificações de redução de GHG, os projetos podem ter várias localizações, desde a Nicarágua à China, do Gana ao Bangladesh.

 "Escolhemos  um projeto de energia eólica renovável na Nicarágua para investir", revela Glenn Evans. "O projeto oferece óbvios benefícios ambientais, mas  também inclui vantagens sociais e económicas, tais como o emprego local.

"No Reino Unido, estamos a olhar para os projetos do ‘Woodland Carbon Code’  que estão a começar agora.  É possível que alguns desses projeto sejam incluídos no nosso futuro plano de compensação".

A certificação é avaliada anualmente e a Noble Foods precisa de fornecer os seus dados mais recentes de  pegada de carbono, e um QES  adaptado que estabeleça novos planos para  a redução e compensação de carbono. 

"Com o passar do tempo, vai ser um alvo um pouco em movimento, que reconhecemos. Na próxima fase, o transporte e o abastecimento  de  matérias-primas  serão  áreas-chave  nas quais nos focaremos", afirma Glenn Evans.

Meta zero emissões mais ampla e tecnologias em desenvolvimento

O projeto ‘Purely Organic’ foi o tubo de ensaio ideal, serviu para ver o trabalho necessário para atingir a neutralidade carbónica nos ovos.

"O mapeamento do projeto tem sido muito trabalhoso, grande parte ainda está em curso", explica Glenn Evans.

"Mas aprendemos muito nos últimos dois anos e, de uma forma geral,  vemos a neutralidade carbónica como um trampolim para alcançar os nossos objetivos mais amplos de emissões zero enquanto empresa."

Sabendo agora onde tem de concentrar os seus esforços, e com o desenvolvimento de tecnologia à vista, este responsável acredita que a Noble Foods deve liderar o caminho.

"O transporte é uma fatia razoável do bolo de carbono, e à medida que a tecnologia como a eletrificação de veículos pesados de  mercadorias ocorre, vamos conseguir  obter alguns ganhos  significativos. Na verdade, já estamos a trabalhar com fornecedores para avançar nessa área".

A empresa está também a investir em  projetos com energias renováveis nas suas próprias instalações, estando em curso o planeamento de uma instalação de painéis solares, instalados no solo, no seu maior centro de embalamento.

No entanto, uma vez que o abastecimento de matérias-primas  é o  principal contribuinte para as emissões,  tem de ser abordado. "Embora a eletrificação das  energias  renováveis e dos transportes tenha impacto, nenhum destes aspetos será tão significativo como a alteração da origem do fornecimento de matérias-primas”.

O Carbon Trust 

A Noble Foods começou a trabalhar com o Carbon Trust em 2022 para cumprir as normas  internacionais exigidas para  a certificação de neutralidade carbónica.

"Escrutinamos todo o ciclo de vida da produção", afirma Tom Cumberlege, diretor do Carbon  Trust.

"Somos muito claros quando as empresas se preparam para compreender os seus impactos de carbono;  o nosso papel é garantir que o fazem de acordo com standards internacionais".

O primeiro passo é medir os impactos do carbono. "Os dados da avaliação são registados e submetidos ao  Carbon Trust", explica Tom Cumberlege.

"É revisto, e quaisquer  melhorias necessárias  na qualidade dos dados, ou quaisquer ações corretivas, são comunicadas.  Este processo continua até que a avaliação esteja completa e de acordo com os standards internacionais."

A próxima fase é olhar para reduções de GEE e a sua compensação. "Compensações de alta qualidade podem  ser  usadas para equilibrar as emissões,  mas   o que precisamos de ver é a implementação de um  plano credível de redução do carbono", explica Tom Cumberlege.

"As empresas devem comprometer-se com a norma PAS 2060, que exige o desenvolvimento de um plano de  gestão  do carbono para reduzir as emissões.

"Para manter a certificação, devem ser demonstradas reduções significativas de  GEE  ano após ano, face à pegada inicialmente medida.  Isto compromete uma empresa a transformar a ambição em impacto".

Poultry Network Sustainability Hub

A Noble Foods é parceira do Poultry Network Sustainability Hub. Saiba mais sobre o seu compromisso com o elevado bem-estar e a produção sustentável de aves de capoeira.

O Poultry Network Sustainability Hub é um projeto que promove e apoia o setor avícola  do Reino Unido rumo a um futuro mais sustentável.  Saiba mais aqui.

*Artigo traduzido originalmente publicado em: https://poultry.network/category/how-to/

 

Alltech Portugal

Facebook: AlltechEurope

Web: Alltech.com/Portugal

Alltech Portugal

Parque Empresarial Primóvel, Estrada Terras da Lagoa, Edifício A3 – 2º C

Rio de Mouro |  2635-595 Rio de Mouro 

Tel: (+351) 219605510   

Email: infoportugal@alltech.com

 

background image