Como garantir o bem-estar animal durante o transporte

2022-09-21

Mais espaço, temperaturas mais baixas e viagens mais curtas são algumas das recomendações para evitar o stress e garantir o bem-estar de ruminantes, suínos e equinos durante o transporte.

No âmbito da Estratégia do Prado ao Prato, está em curso a revisão da legislação europeia sobre proteção dos animais durante o transporte. A proposta da Comissão Europeia para o novo quadro regulamentar deverá ser publicada no segundo semestre de 2023.

A Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar (EFSA) publicou recentemente recomendações, baseadas em estudos científicos, para melhoria do bem-estar animal de diversas espécies pecuárias durante o transporte. Estas recomendações servirão de base para a preparação da nova legislação.

Apresentamos neste artigo um resumo das recomendações da ESFA para transporte dos animais de maior porte: bovinos, ovinos, suínos e equinos.

Temperatura- Os animais são sujeitos a elevados níveis de stress quando o limite máximo de temperatura (UCT- upper citrical temperature) é atingido. Para reduzir este risco, a temperatura máxima regulamentar não deve ser ultrapassada.

Espaço -Aumentar o espaço nos veículos é importante para permitir que os animais ajustem a sua postura em resposta à velocidade do veículo em andamento. No caso dos suínos, pequenos ruminantes e bovinos o espaço mínimo autorizado depende no peso vivo dos animais.

Duração – A duração da exposição dos animais ao risco depende da duração da viagem. Para prevenir o stress dos animais, a duração da viagem deve ser reduzida ao mínimo possível.

Espaço mínimo e temperatura máxima recomendados por espécie animal

  • Bovinos – 25ºC e 1,79 m² (considerando um animal com 400 kg).
  • Ovinos – 32ºC (se os animais estiverem tosquiados) e 0,43 m² (considerando um animal com 40 kg).
  • Suínos - 25ºC e 0,62 m² (considerando um animal com 110 kg).
  • Equinos - 25ºC e 40 cm (cada cavalo precisa de 40 cm de espaço à sua volta na largura e 40 cm à sua volta no comprimento).

"Boas práticas de bem-estar animal não só reduzem o sofrimento desnecessário, mas também ajudam a tornar os animais mais saudáveis. Este é um elemento-chave para a segurança da cadeia alimentar, considerando as estreitas ligações entre o bem-estar animal, a saúde animal e as doenças alimentares, em conformidade com o princípio Uma Só Saúde em que a EFSA está empenhada", afirma Guilhem de Seze, responsável do departamento de avaliação de risco da produção na EFSA.

A Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), em Portugal, determinou medidas para o bem-estar animal no transporte em dias de temperaturas elevadas. Consulte AQUI as regras.

 

 

 

Alltech Portugal

Facebook: AlltechEurope

Web: Alltech.com/Portugal

Alltech Portugal

Parque Empresarial Primóvel, Estrada Terras da Lagoa, Edifício A3 – 2º C

Rio de Mouro |  2635-595 Rio de Mouro 

Tel: (+351) 219605510   

Email: infoportugal@alltech.com

 

background image