Como conseguir um microbioma saudável em animais de estimação através da nutrição biótica?

nutrição biótica animais estimação
2023-01-09

Fornecer a dieta adequada é essencial para a saúde, vitalidade e bem-estar dos animais de estimação, por isso devemos garantir que incluímos na alimentação dos nossos animais de estimação todos os  nutrientes de que eles precisam para viver uma vida saudável e feliz.

A crescente procura de produtos naturais, funcionais, holísticos e sustentáveis  tem pressionado  a indústria a desenvolver alimentos  para  animais de estimação que correspondam a  certas expectativas. Nos EUA - o maior mercado mundial de alimentos  para animais de estimação - os ingredientes naturais são hoje amplamente utilizados e são valorizados pelos consumidores sobretudo pelo seu contributo para a saúde e o bem-estar dos animais de estimação.  A procura e o interesse por ingredientes naturais são crescentes e há cada vez mais estudos científicos a comprovar a sua utilidade na dieta dos animais de estimação. Ouvimos falar muito de nutrigenómica e outras ciências afins que contribuem para o desenvolvimento de nutrição personalizada, e só o tempo  dirá se esta tendência na alimentação humana será uma tendência também na alimentação dos animais de estimação.

Como é que uma microbiota bem alimentada afeta os animais?

O microbioma é atualmente um tema de grande interesse científico.  Todos os organismos vivos - incluindo humanos e animais de estimação - têm diferentes microrganismos (como bactérias, fungos, vírus  e protozoários) que vivem, por exemplo, na sua  pele ou dentro dos seus corpos.

Estes microrganismos vivem em comunidade e a coleção dos seus genomas é conhecida como microbioma.  As comunidades de microbioma são únicas em certos habitats, como a pele, os pulmões e o intestino, para citar alguns exemplos, e podem revelar-se cruciais para a saúde do sistema imunitário dos  animais de estimação.

A nutrição e a dieta de animais de estimação estão profundamente  relacionadas com a  composição e a diversidade do  microbioma que, por sua vez, desempenha um papel  importante no  bom funcionamento dos sistemas digestivo  e imunitário de cães e gatos, afetando em última análise a sua saúde e bem-estar.

O microbioma e a microbiota: Qual é a diferença?

O trato gastrointestinal  é composto por triliões de microrganismos, que são conhecidos  coletivamente como microbiota. A microbiota, ou flora intestinal, constitui uma   colónia ecológica de microrganismos benéficos que habitam o  sistema digestivo tanto de humanos como de animais de estimação.    Estes microrganismos são responsáveis por muitas funções vitais, tais como a produção de certos neurónios no cérebro adulto, o funcionamento do sistema imunitário, a regulação das hormonas e do metabolismo energético  e a  manutenção do peso corporal.  Estes microrganismos, juntamente com o seu material  genético ou genoma, criam um micro ecossistema designado de microbioma.

Durante a pandemia, o interesse do público em geral  pela  saúde digestiva aumentou, no entanto, a comunidade científica tem vindo a estudar está área há muitos anos e, sobretudo, a microbiota intestinal.  Isto deve-se ao papel  que  desempenha em  várias funções metabólicas, incluindo, mas não se limitando à  maturidade do sistema imunitário,  controlo do apetite e metabolismo energético.    Já existe   uma panóplia de investigação em que é evidente que as alterações à  microbiota intestinal estão associadas a várias doenças crónicas  como a doença  inflamatória intestinal,  síndrome do intestino irritável, obesidade e diabetes, para mencionar apenas algumas.

Como podemos  alimentar o microbioma?

O microbioma gastrointestinal  de gatos e cães é cada vez mais reconhecido como um  órgão metabolicamente ativo que está indubitavelmente ligado à sua saúde geral.

O alimento serve como substrato para o microbioma dos animais de estimação, uma vez que desempenha um papel  importante na definição da composição e metabolismo do  microbioma. Por sua vez, o microbioma facilita a digestão de nutrientes hospedeiros e a produção de pós-bióticos, que são compostos ou metabolitos derivados de  bactérias e que  podem influenciar a saúde dos nossos animais de estimação.

 Para manter a saúde dos nossos animais de  estimação,  é importante cuidar  tanto da flora intestinal  como dos  seus sistemas imunitários. Para isso, é necessário "alimentar" as bactérias com pré-bióticos e fortalecê-las  com probióticos;  os primeiros alimentam as bactérias benéficas  do intestino, enquanto os segundos adicionam organismos vivos ao ambiente intestinal que ajudam a manter uma população  bacteriana  diversificada e benéfica.

Prebióticos, probióticos e pós-bióticos para animais de estimação: Qual é a diferença?

Pessoas e pais de animais de estimação desempenham um papel na formação dos  nossos microbiomas e dos nossos animais de estimação através dos alimentos que escolhemos.   Os alimentos para animais de estimação em particular  são formulados para conter os típicos blocos nutricionais de hidratos de carbono, proteínas e gorduras, mas cada vez mais  incluem também ingredientes que têm como alvo o  microbioma, tais como pré-bióticos, probióticos e pós-bióticos.

Cada um  destes compostos, bem como as suas proporções relativas em alimentos para animais de estimação, podem afetar a composição do microbioma ou as suas funções. 

Há provas crescentes de  que os componentes da dieta podem influenciar não só as doenças gastrointestinais,  mas também alergias, saúde oral,  gestão de peso, diabetes e doença renal, devido a alterações no microbioma gastrointestinal.

Há inúmeras publicações científicas sobre a  forma como estes compostos pré-bióticos funcionam e beneficiam o hospedeiro, eles atuam bloqueando  os locais  recetores usados pelos agentes patogénicos.  Tais compostos pré-bióticos também servem como "alimento" que permite que as bactérias benéficas  produzam  metabolitos para facilitar a  digestão de nutrientes e a resposta  imune do hospedeiro.  Os probióticos são microrganismos vivos  que, quando fornecidos em  quantidades adequadas na  dieta, podem melhorar o equilíbrio microbiano intestinal.

Nos últimos anos, o termo "pós-biótico" tem sido destacado tanto  pela  comunidade   científica como  pela imprensa popular  devido à sua associação com benefícios  fisiológicos e metabólicos  na  saúde humana.  Os pós-bióticos não são  necessariamente novos,  pelo contrário são uma  forma diferente de definir os metabolitos benéficos ou   subprodutos metabólicos gerados pela microflora  comensal presente no   aparelho digestivo, que pode influenciar diretamente  a saúde do hospedeiro. Alguns exemplos de metabolitos benéficos ou subprodutos metabólicos são enzimas, péptidos,  ácidos orgânicos, bacteriocinas, flavonóides e  ácidos gordos de cadeia  curta.

O  butirato, o propionato e o acetato são exemplos de pós-bióticos.   São produtos de degradação probiótica e têm diversos benefícios para a saúde. Por exemplo,  fornecem uma fonte de energia, regulam a atividade potencial anti-cancro, melhoram a barreira intestinal, sinalizam a saciedade impactando positivamente a  glicose e a  energia  homeostase, e promovem o crescimento de outras bactérias  através da inter-alimentação bacteriana.  Os pós-bióticos baixam o pH  luminal e criam um  ambiente menos favorável para  espécies patogénicas.

Que soluções tem a Alltech para o mercado dos animais de estimação?

Na Alltech dedicamo-nos a otimizar a saúde e o desempenho  animal através da nutrição.  A nossa linha de ingredientes  de ponta  foi projetada para atender às   necessidades dos animais de estimação em todas as fases da vida.     Oferecemos uma grande variedade de ferramentas de  análise, teste e suporte, permitindo aos fabricantes de  alimentos  para animais de  estimação alcançar uma melhor eficiência, produtividade e  sucesso.  Ao trabalhar com nutricionistas e criadores de produtos a nível global,      esforçamo-nos por atender às  crescentes e evolutivas necessidades nutricionais dos  animais de companhia.  Com serviços de  apoio que vão do  técnico ao  prático, ajudamos as empresas de  alimentos  para animais de estimação a transitar para o futuro, produzindo de forma segura, sustentável e rastreável alimentos de qualidade para animais de estimação que vão além das expectativas dos consumidores.

Uma das nossas mais recentes tecnologias, o NVGEN PACK, foi desenvolvida através da nutrigenómica. O NVGEN PACK é uma  tecnologia líder de fermentação cuja função é alimentar o microbioma.  Esta solução fornece importantes compostos  bioativos  derivados de  frações específicas de  células de levedura que suportam ainda mais o microbioma e a saúde geral dos cães e gatos.

O NVGEN PACK é uma  solução funcional que trabalha para nutrir bactérias intestinais benéficas  e encorajá-las  a  produzir naturalmente os pós-bióticos necessários  para o bom funcionamento e otimização completa  da função intestinal  de cães e gatos.

Novas tecnologias disponíveis para fabricantes de  alimentos  para animais de estimação

A nutrição biótica  pode fornecer suporte em  vários cenários de processamento de alimentos.  A administração controlada de metabolitos microbianos  pode  influenciar dramaticamente a expressão genética  e as respostas fisiológicas.

A imunidade, o microbioma e a  saúde digestiva andam de mãos dadas. Um  microbioma saudável é fundamental para a  saúde  e  imunidade digestivas, e um  microbioma saudável desempenha um papel na manutenção da saúde e potencialmente afeta o desenvolvimento da doença,  a gestão do peso e o comportamento.  Todos os dias aprendemos mais sobre as várias formas de  o microbioma influenciar a vida dos nossos animais de estimação.

Continuar a compreender melhor   as funções destes compostos nutricionais   específicos   ajudará a indústria alimentar  de animais de estimação a  desenvolver estratégias que lhes permitam continuar a melhorar os alimentos e, como resultado, o bem-estar de animais de estimação.

Recomendações para  fabricantes  e compradores de alimentos para animais de estimação

As prateleiras das lojas estão cada vez mais cheias de novas fórmulas e dietas da moda, e as escolhas são infindáveis. Como tal, os consumidores devem escolher fórmulas que sejam testadas regularmente no campo  para fazer uma diferença positiva  na  saúde dos seus animais de estimação.

Mesmo os ingredientes mais pequenos podem ter o maior impacto na  saúde intestinal dos nossos companheiros de quatro patas.   Do peso à longevidade e à capacidade cognitiva, o microbioma intestinal afeta  quase todos os aspetos da saúde e bem-estar de um animal de estimação.   Promover bactérias benéficas ao mesmo tempo que limita as  bactérias  patogénicas ajudará a equilibrar o microbioma para  a digestibilidade dos nutrientes, a imunidade e o bem-estar geral.

 

 

Alltech Portugal

Facebook: AlltechEurope

Web: Alltech.com/Portugal

Alltech Portugal

Parque Empresarial Primóvel, Estrada Terras da Lagoa, Edifício A3 – 2º C

Rio de Mouro |  2635-595 Rio de Mouro 

Tel: (+351) 219605510   

Email: infoportugal@alltech.com

 

background image