Bactérias fixadoras de azoto – que benefícios têm para as culturas?

2022-02-05

A saúde do solo garante a produtividade das culturas, a qualidade ambiental e a saúde das espécies vegetais e animais.  É, portanto, fundamental para a segurança alimentar e para um futuro sustentável da agricultura.

São usados 3 indicadores para medir a qualidade do solo:

Químicos: tipo e estrutura do solo, estabilidade da sua composição, infiltração e retenção de água.

 Biológicos: microbioma do solo, organismos benéficos e organismos patogénicos.

 Físicos: pH e disponibilidade de nutrientes, teor de carbono, toxicidade e salinidade do solo.

Quando o solo não contém os nutrientes necessários à produtividade das culturas, os agricultores recorrem a produtos como fertilizantes ou biofertilizantes. Estes últimos são produzidos à base de microrganismos e restos vegetais. Um dos grandes grupos de biofertilizantes é o das bactérias fixadoras de azoto.

Tipos de bactérias fixadoras de azoto

As bactérias que fixam o azoto são aquelas que introduzem o azoto na cadeia alimentar de um determinado ecossistema.  Quando o solo tem baixa concentração de oxigénio, é aconselhável usar estas bactérias para melhorar a produtividade das culturas. O azoto é essencial à vida das plantas. 

Existem dois tipos de bactérias fixadoras de azoto:

 Bactérias móveis do solo: são atraídas às raízes das plantas através dos compostos libertados. Os rizóbios são um exemplo de bactérias móveis do solo.

 Actinomicetos ou bactérias gram-positivas, que colonizam as raízes de arbustos e árvores.

A biofertilização com bactérias fixadoras de azoto é uma grande oportunidade para a agricultura e gera resultados muito positivos em termos de produtividade.

A sua utilização em agricultura biológica é particularmente interessante, bem como em agricultura convencional em zonas vulneráveis a nitratos. É uma solução eficiente, ideal para garantir uma agricultura mais sustentável.

 

Principais funções

As bactérias fixadoras de azoto têm um impacto muito positivo nas culturas:

  • Fornecem de forma biológica uma parte do azoto que a cultura precisa.
  • Prolongam a vida fotossintética das plantas.
  • Ajudam a recuperar solos afetados pela erosão.
  • Promovem o crescimento das plantas.
  • Ajudam na produção e na produtividade da cultura, contribuindo para o crescimento das plantas (parte aérea e raízes).

Estas vantagens traduzem-se no aumento da qualidade das culturas, com menor impacto no meio ambiente, uma vez que ao usar biofertilizantes os agricultores podem reduzir a aplicação de fertilizantes químicos.

Na Alltech Crop Science desenvolvemos o CONTRIBUTE® ibN, um produto de formulação exclusiva à base da bactéria fixadora de azoto Azospirillum brasilense.  Esta bactéria promove uma maior produtividade das culturas. Além disso, o nosso produto favorece o desenvolvimento vegetativo e o crescimento dos frutos.

Sabe quais são as vantagens e desvantagens da agricultura biológica em comparação com a agricultura tradicional? E como o Planeta de Plenty pode ajudar os agricultores e produtores pecuários a obter a certificação ambiental dos seus produtos em 4 etapas e a reduzir a pegada de carbono nas suas explorações? Fique atento aos artigos do nosso blog.

 

 

Alltech Portugal

Facebook: AlltechEurope

Web: Alltech.com/Portugal

Alltech Portugal

Parque Empresarial Primóvel, Estrada Terras da Lagoa, Edifício A3 – 2º C

Rio de Mouro |  2635-595 Rio de Mouro 

Tel: (+351) 219605510   

Email: infoportugal@alltech.com

 

background image