Aminoácidos: O que são e o que fazem?

2023-02-18

Por regra, a primeira vez que ouvimos falar de aminoácidos é na aula de Biologia no secundário e, depois isso, não voltarmos a pensar neles. Esquecemo-nos do papel importante que os aminoácidos têm na nossa vida e no ciclo de vida dos alimentos que comemos.

Os aminoácidos são geralmente considerados como os blocos de construção das proteínas. Estas moléculas orgânicas ligam-se entre si formando cadeias de polipeptídeos longos, que, por sua vez, formam as diversas proteínas que estão presentes em todos os organismos vivos. São também os precursores de várias substâncias que regulam o metabolismo das plantas, tais como hormonas vegetais, coenzimas e polímeros da parede celular, entre outras. Para crescer e desenvolver-se as plantas precisam de sintetizar um fornecimento contínuo de aminoácidos formadores de proteínas.

Separados em L-aminoácidos e D-aminoácidos com base no facto de a sua configuração espacial ser à esquerda ou à direita, na atividade biológica apenas encontramos os L-aminoácidos. Este tipo de aminoácidos participa no metabolismo das plantas de diferentes formas, desde a ajuda no metabolismo do azoto até ao transporte dos minerais para várias partes da planta. Mesmo depois de entregarem os seus minerais, os próprios aminoácidos são úteis às plantas e são conhecidos por compensar o stress abiótico, nomeadamente relacionado com o efeito dos herbicidas comuns e os fatores ambientais.

Os aminoácidos também podem servir como agentes de complexo orgânico, fornecendo micronutrientes de uma forma altamente biodisponível e amiga do ambiente. Minerais complexados com aminoácidos podem penetrar na superfície das folhas e ser rapidamente absorvidos. Estas moléculas permanecem intactas quando penetram a barreira das folhas com interferência mínima. A partir daí, podem ser absorvidas e utilizadas pelas células das folhas ou viajar para o floema, em geral para novas folhas, flores, frutos e outras partes de crescimento rápido da planta.

Autor: Pinelopi Williams

Alltech Portugal

Facebook: AlltechEurope

Web: Alltech.com/Portugal

Alltech Portugal

Parque Empresarial Primóvel, Estrada Terras da Lagoa, Edifício A3 – 2º C

Rio de Mouro |  2635-595 Rio de Mouro 

Tel: (+351) 219605510   

Email: infoportugal@alltech.com

 

background image