Alltech publica livro branco sobre microminerais orgânicos que melhoram a biodisponibilidade mineral através da quelação

2021-11-01

Há mais de 40 anos que a Alltech se dedica à investigação científica para fornecer soluções e produtos para a saúde e nutrição animal. Uma das mais recentes iniciativas resultantes deste trabalho científico é a publicação do livro branco intitulado "Organic Trace Minerals: Enhanceing mineral bioavailability through chelation" (“Microminerais orgânicos: Melhorar a biodisponibilidade dos minerais através da quelação”)  da autoria do Dr. Richard Murphy, diretor de investigação da Alltech.

Existem muitas opções quando se trata de formular os microminerais na dieta dos animais, e esta obra centra-se nos microminerais orgânicos (sigla em inglês OTM- organic trace minerals) como uma fonte mineral mais biodisponível do que as suas congéneres inorgânicas e outros produtos orgânicos de menor qualidade.

«Do ponto de vista da sustentabilidade, não podemos continuar a suplementar as dietas com materiais inorgânicos em níveis tão elevados como até aqui, sem ter consequências negativas», afirmou o Dr. Richard Murphy. «A nossa investigação sobre os microminerais orgânicos centra-se em usar menos para obter mais para o produtor pecuário e para o ambiente».

Os microminerais orgânicos podem ser produzidas através de diversos mecanismos, dependendo do produto que estamos a fabricar. O processo de complexar ou quelatar estes microminerais, como o cobre, o ferro ou o zinco, em geral envolve a reação de sais minerais inorgânicos com um grupo de ligação adequado, como um peptídeo ou um aminoácido, após o que o mineral se torna parte de uma estrutura biologicamente estável. Quanto maior for a estabilidade de um micromineral orgânico, maior é a sua biodisponibilidade. 

A força de quelação entre o mineral e o grupo de ligação definirá a estabilidade dos microminerais orgânicos e, em última análise, terá um papel preponderante na influência da biodisponibilidade. Analisar cuidadosamente os fatores necessários à quelação pode ajudar os produtores a distinguir entre os muitos produtos disponíveis no mercado com base na sua estabilidade e eficácia. Os microminerais orgânicos com elevada estabilidade são mais suscetíveis de serem efetivamente absorvidos pelos animais e de atingirem os locais-alvo necessários à sua imunidade, crescimento e reprodução. Também são significativamente menos propensos a reagir com e a inibir a atividade de outros componentes das rações, tais como vitaminas, enzimas e antioxidantes.

Clique aqui  para descarregar o livro branco e consulte  Alltech.com.

Alltech Portugal

Facebook: AlltechEurope

Web: Alltech.com/Portugal

Alltech Portugal

Parque Empresarial Primóvel, Estrada Terras da Lagoa, Edifício A3 – 2º C

Rio de Mouro |  2635-595 Rio de Mouro 

Tel: (+351) 219605510   

Email: infoportugal@alltech.com

 

background image