Alltech Espanha reduz a sua pegada de carbono em mais de 7% em 2022

2023-06-28

O combate às alterações climáticas tornou-se o grande desafio ambiental para as empresas e organizações, que implica uma transformação dos processos produtivos visando a descarbonização e a economia circular.

Neste sentido, a Alltech Espanha implementou um sistema de identificação e quantificação das fontes de emissões de gases com efeito de estufa (GEE) geradas pelas suas atividades e estabeleceu uma metodologia de cálculo da sua pegada de carbono de acordo com as normas internacionais, que permite conhecer todas as suas emissões e estabelecer estratégias para a sua redução.

Para o ano de 2022, a empresa identificou e quantificou as fontes de emissão/remoção de suas instalações fabris e escritórios, considerando os escopos 1, 2 e 3 e o resultado obtido indica uma  redução na pegada de carbono de -7,7% em relação à pegada obtida em 2021.

Este resultado valida os objetivos que a empresa definiu para a sua Rota de Descarbonização 2025, centrada nas atividades que geram maior impacto ambiental e que constam do Registo da pegada de carbono, compensação e projetos de absorção de dióxido de carbono, na Subdireção-Geral de Coordenação de Ações contra as Alterações Climáticas do Ministério da Transição Ecológica e do Desafio Demográfico (MITERD).

Rota de Descarbonização 2025: amplo espetro de ações

Embora o transporte de ingredientes para transformação industrial e de produtos acabados represente o principal foco de emissões nas atividades da empresa, e consequentemente se posicione como o principal foco de atenção para estabelecer um plano  de redução de emissões, a Alltech Espanha pretende aproveitar o seu conhecimento para agregar os benefícios derivados da redução de emissões noutras áreas visando dar cumprimento às metas estabelecidas na sua Rota de Descarbonização 2025.

Assim, foram definidos planos de ação e objetivos no domínio do aprovisionamento energético, o que significou  a instalação de painéis solares fotovoltaicos que permitem a auto-geração de parte da energia consumida na fábrica de Almoguera.

Atualmente, está a ser desenvolvido  um projeto de gestão de resíduos que permitirá um aumento da taxa de reciclagem e uma redução das emissões associadas a essa gestão.

Na área de logística, a empresa desenvolveu um programa de otimização de rotas e fluxos, que é acompanhado pela otimização do armazenamento de ingredientes e produtos e pela substituição dos motores a combustão por motores híbridos e elétricos na frota de veículos da empresa.

Por fim, em termos de materiais de embalagem, a empresa estuda a viabilidade de trabalhar com materiais de origem reciclada e 100% recicláveis.

A diversidade de ações reflete o verdadeiro compromisso da empresa no combate às alterações climáticas e o envolvimento de todos os trabalhadores neste propósito, independentemente do seu tipo de trabalho.

A visão Planet of Plenty™

A visão Planet of Plenty da Alltech considera que a agricultura e a pecuária têm o maior potencial para contribuir para a luta contra as alterações climáticas. Mas temos de estabelecer alianças entre todos os operadores da cadeia de valor, produtores, indústria e distribuidores, para atingir o objetivo. A Alltech, no seu propósito de contribuir para um planeta de abundância, está comprometida com três pilares básicos no compromisso com a sustentabilidade: produzir alimentos para todos, revitalizar as economias locais e preservar os recursos naturais do planeta.

A sustentabilidade tornou-se um novo "inegociável" nas nossas vidas e nas nossas atividades e a Alltech está empenhada em promover e participar no desenvolvimento de todas as iniciativas que possam tornar possível o futuro do nosso planeta e das novas gerações.

 

Alltech Portugal

Facebook: AlltechEurope

Web: Alltech.com/Portugal

Alltech Portugal

Parque Empresarial Primóvel, Estrada Terras da Lagoa, Edifício A3 – 2º C

Rio de Mouro |  2635-595 Rio de Mouro 

Tel: (+351) 219605510   

Email: infoportugal@alltech.com

 

background image