Abelhas bem alimentadas, abelhas sãs
As abelhas bem alimentadas têm maior resistência a doenças e outros fatores ambientais, como a aplicação de pesticidas ou a exposição a parasitas que podem prejudicar a sua saúde. Por esta razão, a Alltech, empresa líder em nutrição animal, lançou BEE-SACC, um alimento proteico completo concebido para alimentar as abelhas nas épocas de carência de pólen e néctar no campo. BEE-SACC é um produto único e exclusivo no mercado.
BEE-SACC é um hidrolisado da levedura de cerveja Saccharomyces cerevisiae, estirpe 1026, que fornece um elevado nível de proteína de fácil assimilação, com um perfil muito semelhante ao do pólen, fornecendo a quantidade necessária de aminoácidos essenciais para o desenvolvimento da colmeia.
Bee-SACC fornece açúcares, principalmente sob a forma de mono e dissacarídeos, altamente assimiláveis pelas abelhas e muito palatáveis. Além disso, garante níveis adequados de vitaminas (especialmente o grupo B), zinco e selénio na forma orgânica (Bioplex Zn, Sel-Plex), que são muito mais biodisponíveis do que as formas inorgânicas usadas em suplementos alimentares.
O BEE-SACC também fornece pré-bióticos (Actigen) que ajudam a melhorar o sistema imunitário das abelhas, que é mais fraco do que o da maioria das espécies do reino animal, facto que as torna muito suscetíveis a infeções, distúrbios intestinais e a fatores externos.
A sua utilização de BEE-SACC é recomendada nas seguintes situações:
- Período anterior à hibernação
- Estimulação das posturas antes da primeira floração
- Épocas de confinamento (presença da vespa velutina)
- Transporte (transumância)
- Uso de colmeias para polinização de algumas culturas agrícolas, como o girassol.
O BEE-SACC apresenta-se na forma de torta, com uma grande superfície que permite maximizar o acesso das abelhas e é fácil de manusear pelo apicultor. A quantidade é doseada pelo apicultor em função da atividade da colmeia. O consumo normal é de 1 torta a cada 15 dias, em colmeias com mais de 60% dos favos ocupados.