5 MANEIRAS DE TORNAR AS SUAS CULTURAS MAIS NATURAIS

2017-02-22

Se der um passeio pelos corredores de qualquer supermercado vai encontrar centenas de produtos com itens nos rótulos evidenciando os seus aspetos naturais. Esses rótulos são mais do que uma mera estratégia de marketing. Eles dão-nos a indicação de que os consumidores procuram produtos mais naturais e que os produtores precisam estar cientes dessas exigências para terem relevância nas prateleiras dos supermercados.

Ao seguir algumas etapas simples, em conjunto com as práticas convencionais existentes, os produtores podem aderir a um método mais natural de produção, mantendo-se rentável.

1.Melhorar a estrutura do solo

As culturas saudáveis ​​começam com um solo saudável e rico em nutrientes. O uso de culturas de cobertura e rotação de culturas diminui o esgotamento de nutrientes e aumenta a degradação da matéria orgânica ao apoiar os microrganismos no solo, reduzindo potencialmente a quantidade de fertilizante necessária para atingir o máximo potencial de crescimento das plantas.

As culturas de cobertura constroem a saúde do solo adicionando matéria orgânica à medida que suas raízes se degradam no solo, aumentando a retenção de nutrientes, controlando a erosão através de maior estabilidade e capacidade de retenção de humidade e reduzindo o número de ervas daninhas no campo, diminuindo a necessidade de usar herbicidas.

Ao utilizar diferentes culturas em rotação, diferentes tipos de matéria orgânica são adicionados ao solo, diversificando os nutrientes disponíveis e microrganismos presentes.

Ao semear, considere usar o método de sementeira direta para não interferir na biologia do solo.

2.Construir o microbioma do solo

Existe uma delicada relação simbiótica entre a planta e os microrganismos que cercam o seu sistema radicular. Os microrganismos no solo ajudam as plantas, aumentando a disponibilidade de nutrientes e o crescimento radicular. Em troca, esses microrganismos recebem o carbono que precisam para crescer e prosperar a partir da planta.

Os mesmos meios utilizados para melhorar a estrutura do solo também proporcionam um ambiente favorável que melhora o microbioma do solo, particularmente quando um fertilizante de base natural é usado para promover o crescimento e a diversidade nas populações microbianas.

3.Aumentar a disponibilidade de nutrientes

O uso de substâncias naturais, como aminoácidos, na quelação de micronutrientes facilita sua absorção pelas plantas, uma vez que são apresentadas de forma muito mais biodisponível, o que significa que elas estão prontas para serem usadas. As plantas que são bem nutridas são mais saudáveis ​​e serão mais capazes de resistir aos stresses ambientais.

4. Naturalmente, aumentar o desempenho da planta

O uso de bioestimulantes tem crescido exponencialmente nos últimos anos. Estes produtos de base naturais ajudam a promover funções na planta que melhoram a eficiência, aumentam o desempenho e fortalecem a tolerância ao stress.

Usados como alternativa aos produtos sintéticos, tem-se vindo a verificar que os seus resultados em rendimento e qualidade são iguais ou superiores aos observados quando se usam práticas convencionais.

5. Utilizar o controlo integrado de pragas

Com foco numa abordagem mais a longo prazo para diminuir pragas e outros stresses ambientais, o controlo integrado de pragas (CIP) combina diferentes métodos, como o controle biológico usando biopesticidas e promover a resistência induzida na planta, para uma abordagem mais abrangente da gestão.

Do ponto de vista nutricional, uma planta que é saudável terá uma melhor oportunidade de resistir à pressão da doença.

O CIP também olha para o ambiente como um todo, levando em conta muitos fatores, incluindo pragas atuais e seus predadores, irrigação e condições de seca, gestão de ervas daninhas e condições do solo.

É claro que muitas partes dessas abordagens estão interligadas e terão efeitos sobre as outras. Melhorar o solo irá melhorar a planta, o que tornará mais provável que tenha uma resistência sistémica ao meio ambiente e à pressão da doença, o que reduzirá a necessidade de pesticidas e outras intervenções sintéticas.

 

Fonte: https://ag.alltech.com/en/blog/five-ways-make-your-crop-operation-more-natural

Alltech Portugal

Facebook: AlltechEurope

Web: Alltech.com/Portugal

Alltech Portugal

Parque Empresarial Primóvel, Estrada Terras da Lagoa, Edifício A3 – 2º C

Rio de Mouro |  2635-595 Rio de Mouro 

Tel: (+351) 219605510   

Email: infoportugal@alltech.com

 

background image