3 razões para usar bioestimulantes nas culturas agrícolas
Os agricultores têm inúmeras opções no que diz respeito aos fatores de produção, especialmente com o recente aparecimento dos bioestimulantes. Os bioestimulantes melhoram a assimilação de nutrientes e o desenvolvimento das plantas e, por isso, são a opção de cada vez mais agricultores em muitos países por várias razões.
Benefícios da utilização de bioestimulantes para a sua exploração agrícola:
1. Os bioestimulantes ajudam a combater os efeitos do stress ambiental.
Os bioestimulantes promovem uma melhor germinação e desenvolvimento das raízes, o que aumenta o vigor das plantas e a sua resistência ao stress. Um sistema radicular robusto promove uma melhor absorção dos nutrientes e da água e a sua translocação ao longo do ciclo de desenvolvimento da cultura.
2. Os bioestimulantes aumentam o enchimento e a qualidade do grão.
Promover o crescimento e melhorar o metabolismo das plantas pode beneficiar o crescimento e a saúde das plantas em geral. Além disso, a disponibilização de um catalisador em fases específicas de desenvolvimento pode conduzir a um aumento do rendimento, a maior uniformidade e qualidade geral das culturas.
3. Os bioestimulantes promovem o crescimento das plantas.
Os bioestimulantes geralmente operam através de diferentes mecanismos, ao contrário dos fertilizantes convencionais, e fornecem nutrientes essenciais ao metabolismo das plantas que estimulam o seu crescimento. Estas vias metabólicas regulam positivamente a expressão genética que pode ter efeito na divisão celular e no tamanho das células vegetais, no crescimento da raízes e das jovens plantas e no desenvolvimento reprodutivo.
Contacte a equipa técnica da Alltech Crop Science para mais informações sobre o uso de bioestimulantes no seu programa de gestão de culturas.
Mais informações: infoportugal@alltech.com