10 conselhos para alimentar vacas secas

2021-05-29

A dieta das vacas secas deve basear-se numa ração mista, rica em fibras e pobre em energia. Siga estes 10 conselhos e aumente a rentabilidade da sua exploração.

  1. As vacas secas devem estar estabuladas durante todo o período seco, mas podem ingerir quantidades reduzidas de erva, que não deve exceder os 1,5kg MS/dia.
  2. As vacas de lactação tardia com algumas debilidades físicas podem secar-se duas semanas antes, dando-lhes uma ração que lhes permita ganhar algum peso e melhorar o seu estado metabólico. O ideal é que as vacas estejam na condição corporal 3 a 3,25 antes do parto. No período seco deve dar-se uma ração pobre em energia e rica em fibras durante pelo menos 7 semanas, ou 6 semanas no caso das novilhas.
  3. A ração da vaca seca deve ser formulada com uma mistura contendo  9 EM MJ/kg MS e 13% de proteína bruta. A especificação final da ração não deve ultrapassar em +2% estes valores (ou seja, entre 8,8 a 9,2 EM MJ/kg MS e de 12,7 a 13,3% PB).
  4. A especificação da ração das vacas secas compromete a ração da lactância; os conhecidos teores de Energia Metabolizável (EM) e de Proteína Bruta (PB) da silagem com valores médios assumidos. Os valores nutricionais da pastagem não tratada podem ser parametrizados desta forma: palha de trigo: 6,1MJ EM e 36g PB/kg MS; palha de aveia: 7,2MJ EM e 34g PB/kg MS; palha de cevada: 6,4MJ EM e 42g PB/kg MS.
  5. A palha deve ser a principal fonte de fibras, pois favorece a função e a saúde do rúmen. A palha deve ser cortada entre 4cm e 8cm e bem mistura na ração total. O feno é menos recomendado, pois não tem os mesmos efeitos benéficos no rúmen do que a palha dos cereais praganosos. Devem evitar-se fenos com elevado teor de potássio. Em geral, o feno não pode ser considerado um substituto direto da palha de cereais. Em alguns casos, pode usar-se palha de soja, mas evitando os caules compridos e com muitas folhas. A casca de aveia, de soja ou a beterraba não são recomendados.
  6. O teor de palha de trigo ou cevada na ração deve oscilar entre 5,2 e 5,7kg/MS/dia, enquanto o teor de palha de aveia deve rondar os 6,6 a 7,0kg MS/dia.
  7. A palha deve ser misturada com a restante ração e não fornecida à parte.
  8. A ração final deve ter um teor de proteína bruta de 13%. A soja ou a colza podem ser usadas como fonte de proteína.
  9. Seguir as recomendações de composição mineral da ração para dietas de vacas secas. Quando se dá parte da ração de lactação às vacas secas, deve reduzir-se o teor minerais, pois esta já contém minerais.
  10. Na maioria dos casos, não é necessário administrar sais aniónicos, à exceção das vacarias com altas taxas de incidência de hipocalcemias, retenção da placenta, etc.

Estas recomendações baseiam-se nos resultados obtidos durante vários anos e os longos debates com o professor Jim Drakcley.

Conheça a gama de soluções KEENAN: https://www.alltech.com/keenan
 

Alltech Portugal

Facebook: AlltechEurope

Web: Alltech.com/Portugal

Alltech Portugal

Parque Empresarial Primóvel, Estrada Terras da Lagoa, Edifício A3 – 2º C

Rio de Mouro |  2635-595 Rio de Mouro 

Tel: (+351) 219605510   

Email: infoportugal@alltech.com

 

background image