10 conselhos para alimentar vacas secas
2021-05-29
A dieta das vacas secas deve basear-se numa ração mista, rica em fibras e pobre em energia. Siga estes 10 conselhos e aumente a rentabilidade da sua exploração.
- As vacas secas devem estar estabuladas durante todo o período seco, mas podem ingerir quantidades reduzidas de erva, que não deve exceder os 1,5kg MS/dia.
- As vacas de lactação tardia com algumas debilidades físicas podem secar-se duas semanas antes, dando-lhes uma ração que lhes permita ganhar algum peso e melhorar o seu estado metabólico. O ideal é que as vacas estejam na condição corporal 3 a 3,25 antes do parto. No período seco deve dar-se uma ração pobre em energia e rica em fibras durante pelo menos 7 semanas, ou 6 semanas no caso das novilhas.
- A ração da vaca seca deve ser formulada com uma mistura contendo 9 EM MJ/kg MS e 13% de proteína bruta. A especificação final da ração não deve ultrapassar em +2% estes valores (ou seja, entre 8,8 a 9,2 EM MJ/kg MS e de 12,7 a 13,3% PB).
- A especificação da ração das vacas secas compromete a ração da lactância; os conhecidos teores de Energia Metabolizável (EM) e de Proteína Bruta (PB) da silagem com valores médios assumidos. Os valores nutricionais da pastagem não tratada podem ser parametrizados desta forma: palha de trigo: 6,1MJ EM e 36g PB/kg MS; palha de aveia: 7,2MJ EM e 34g PB/kg MS; palha de cevada: 6,4MJ EM e 42g PB/kg MS.
- A palha deve ser a principal fonte de fibras, pois favorece a função e a saúde do rúmen. A palha deve ser cortada entre 4cm e 8cm e bem mistura na ração total. O feno é menos recomendado, pois não tem os mesmos efeitos benéficos no rúmen do que a palha dos cereais praganosos. Devem evitar-se fenos com elevado teor de potássio. Em geral, o feno não pode ser considerado um substituto direto da palha de cereais. Em alguns casos, pode usar-se palha de soja, mas evitando os caules compridos e com muitas folhas. A casca de aveia, de soja ou a beterraba não são recomendados.
- O teor de palha de trigo ou cevada na ração deve oscilar entre 5,2 e 5,7kg/MS/dia, enquanto o teor de palha de aveia deve rondar os 6,6 a 7,0kg MS/dia.
- A palha deve ser misturada com a restante ração e não fornecida à parte.
- A ração final deve ter um teor de proteína bruta de 13%. A soja ou a colza podem ser usadas como fonte de proteína.
- Seguir as recomendações de composição mineral da ração para dietas de vacas secas. Quando se dá parte da ração de lactação às vacas secas, deve reduzir-se o teor minerais, pois esta já contém minerais.
- Na maioria dos casos, não é necessário administrar sais aniónicos, à exceção das vacarias com altas taxas de incidência de hipocalcemias, retenção da placenta, etc.
Estas recomendações baseiam-se nos resultados obtidos durante vários anos e os longos debates com o professor Jim Drakcley.
Conheça a gama de soluções KEENAN: https://www.alltech.com/keenan