Nova meta-análise em galinhas poedeiras sobre a suplementação com Mycosorb durante a exposição a micotoxinas demonstra benefícios na produção de ovos

2024-05-27
  • Os resultados de uma nova meta-análise demonstram que a suplementação com extrato da parede celular de levedura durante a exposição a micotoxinas beneficia a produção de ovos, o que pode resultar em maior rentabilidade.
  • Os resultados também demonstram que as micotoxinas podem afetar negativamente o peso corporal, a produção de ovos e o peso dos ovos das galinhas poedeiras.

Um novo estudo destaca os efeitos positivos significativos da suplementação de extrato da parede celular de levedura no desempenho das galinhas poedeiras durante a exposição a micotoxinas.

Publicado em março de 2024 na revista Toxins, "Meta-analysis of the Effects of Yeast Cell Wall Extract Supplementation on Laying Hen Performance during Mycotoxin Exposures" demonstrou que a inclusão de extrato de parede celular de levedura (YCWE, Mycosorb®, Alltech, Inc., KY) durante desafios de micotoxinas resulta num aumento do peso corporal das galinhas poedeiras em 12,5 gramas (g) e num aumento significativo na produção e no peso dos ovos, de 4,2% e de 1,37 g, respetivamente.

A metanálise demonstrou que as galinhas poedeiras que ingerem micotoxinas na ração têm menor peso corporal (-50 g), produzem menos ovos (-6,3%) e os seus ovos têm menos peso (-1,95 g) em comparação com galinhas alimentadas com dietas testemunha. A análise económica sugeriu que a inclusão de YCWE não só melhorou o desempenho das galinhas, como também resultou num retorno positivo do investimento. Com base nos resultados desta meta-análise, foram feitos cálculos de produção e rentabilidade, resultando em:

  • +2,7 ovos por galinha durante um período de postura de 9,5 semanas.
  • +29,7 g de produção total de proteína comestível por galinha estudada.
  • Retorno do investimento de 4.65:1

"De acordo com os investigadores, esta é a primeira vez que um estudo de meta-análise com galinhas poedeiras avalia a influência não apenas das micotoxinas, mas também do uso de uma estratégia de mitigação das micotoxinas nos principais parâmetros de desempenho", disse a Dra. Alexandra Weaver, responsável de suporte técnico global de Alltech Technology Group.

A meta-análise compilou um total de 25 ensaios de uma pesquisa bibliográfica e extraiu dados de oito deles que se enquadravam nos critérios de inclusão. Estes ensaios representaram um total de 12 tratamentos e envolveram 1774 galinhas poedeiras. A meta-análise confirma que a presença de micotoxinas teve  impacto no peso corporal, na produção e no peso dos ovos, e que o YCWE atenuou os efeitos das micotoxinas na produção e na qualidade dos ovos, mesmo na presença de altos níveis de micotoxinas. Portanto, o uso de YCWE poderia contribuir para aumentar a produção de proteína comestível e aumentar o rendimento do aviário durante exposição a micotoxinas.

No geral, a meta-análise sublinha a importância de abordar os desafios das micotoxinas na produção de galinhas poedeiras e destaca o papel potencial de YCWE na minimização desses efeitos e na melhoria da rentabilidade.

Apoiada por mais de 40 anos de investigação científica, a Alltech fornece produtos e soluções nutricionais que contribuem para o sucesso da indústria pecuária, proporcionando benefícios específicos para a saúde, aumentando a produtividade, melhorando o bem-estar animal, reduzindo o impacto ambiental e aumentando a rentabilidade do produtor.

Clique aqui para ler a nova meta-análise sobre os efeitos do YCWE na produção de galinhas poedeiras.

Mais informações aqui: Gestão de micotoxinas Alltech (knowmycotoxins.com)

Alltech Portugal

Facebook: AlltechEurope

Web: Alltech.com/Portugal

Alltech Portugal

Parque Empresarial Primóvel, Estrada Terras da Lagoa, Edifício A3 – 2º C

Rio de Mouro |  2635-595 Rio de Mouro 

Tel: (+351) 219605510   

Email: infoportugal@alltech.com

 

background image