O que são solos supressivos?
Tal como os seres vivos, o solo tem uma série de condicionantes que o tornam, mais ou menos, resistente a diversos agentes patogénicos nocivos. Os solos supressivos são aqueles que têm como característica a resistência a pragas, agentes patogénicos ou doenças que podem destruir as culturas.
São os solos nos quais, apesar da presença de organismos tóxicos e nocivos para as plantas, estes não conseguem desenvolver-se e, portanto, a sua capacidade prejudicial é neutralizada ou minorada.
O que é um solo supressivo?
Um solo supressivo é um solo equilibrado, com uma elevada diversidade de microrganismos benéficos que geram vários elementos protetores contra doenças.
É um solo capaz de reduzir os prejuízos causados por doenças, favorecendo a imunidade das plantas. Ou seja, o solo supressivo é aquele em que um agente patogénico não consegue desenvolver uma doença prejudicial às raízes da planta, uma vez que, por princípio, não encontrara um bioma ideal para o seu desenvolvimento. É também aquele que, graças às suas qualidades, pode eliminar estes agentes nocivos ao desenvolvimento das culturas.
Origem do termo solo supressivo
Baker e Cook definiram-nos em 1974 como: "os solos em que a incidência ou gravidade de uma doença permanece baixa, apesar da presença de um agente patogénico, do hospedeiro suscetível e das condições ambientais que favorecem a sua infeção e subsequente desenvolvimento da doença".
Esta incidência nula ou quase nula da doença ocorre porque:
- O agente patogénico é incapaz de se estabelecer.
- O agente patogénico instala-se, mas não provoca sintomas de doenças nas plantas.
- O agente patogénico estabelece-se e ataca as culturas, mas a virulência da doença diminui com o tempo.
Quais são os benefícios do solo saudável e da boa gestão do solo?
- Gera uma estrutura equilibrada com um alto teor de matéria orgânica.
- Desenvolvimento de um microbioma equilibrado.
- Alta disponibilidade de nutrientes.
- Desenvolvimento saudável da planta e das suas raízes, diminuindo o aparecimento de agentes patogénicos.
- Reduz o impacto do stress.
- Aumenta a produção com a aplicação de menos inputs, ou seja, permite reduzir o uso de fertilizantes químicos e produtos fitofarmacêuticos de síntese química.
- Aumenta a sustentabilidade e a rentabilidade das explorações agrícolas.
Como se consegue um solo supressivo?
Um solo supressivo caracteriza-se pela presença equilibrada de minerais, matéria orgânica e microrganismos. Assim se compreende porque inúmeras explorações agrícolas que utilizam exclusivamente fertilizantes minerais durante anos não têm levado em conta a componente microbiológica e orgânica, desenvolvendo solos condutivos (solos onde a incidência de doenças é elevada).
O primeiro passo para obter um solo supressivo é conhecer o seu estado de saúde. Saber o que nele habita e o que compõe através de uma análise. Desta forma, podemos examinar as relações entre os diferentes elementos que o compõem e atuar em conformidade.
Uma vez realizada a análise, deve ser estabelecida uma estratégia para a gestão do solo, recorrendo a profissionais que aconselham as melhores práticas e soluções para restabelecer o equilíbrio de minerais, matéria orgânica e microrganismos do solo.
Na Alltech Crop Science, especialistas em saúde do solo, temos como objetivo conseguir o desenvolvimento de solos supressivos. A supressividade pode ser inerente ao próprio solo ou induzida pelo Homem, pelo que na Alltech Crop Science trabalhamos em conjunto com agricultores e produtores para que possam desenvolver um solo supressivo nas suas explorações.
Iniciativas como Planet Of Plenty da Alltech ou SoilFacts da Alltech Crop Science Iberia, ajudam-no a saber mais mais sobre os solos e a tirar o máximo partido da sua exploração agrícola.