Alltech® lança Planet Of Plenty™ - a iniciativa para reduzir a pegada de carbono nas explorações agrícolas
Planet Of Plenty™ coloca ao serviço dos agricultores e produtores pecuários ferramentas para que conheçam a pegada de carbono das suas explorações, tecnologias de precisão para reduzi-la e o suporte necessário para certificar a sua atividade e produtos.
A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) estima que as emissões provenientes da agricultura, pecuária, pescas e silvicultura quase duplicaram nos últimos 50 anos.
A ONU garante que, até agora, a pegada de carbono não parou de crescer e que representa 60% do impacto total do Homem no Ambiente.
Planet of Plenty™ é uma iniciativa com a qual a Alltech ajuda os agricultores e produtores pecuários a reduzir a pegada de carbono das suas explorações, conseguindo aumentar a sustentabilidade ambiental e económica do seu negócio.
Para isso, aplica uma metodologia muito simples de 4 etapas:
- Mede a pegada de carbono das explorações.
- Aconselha sobre as práticas que podem ser aplicadas para a sua redução.
- Recomenda as soluções técnicas mais adequadas para cada projeto.
- Emite os documentos necessários para a certificação da sustentabilidade, de acordo com as normas internacionais.
Muitos subsetores agrícolas e pecuários não estão cientes dos gases com efeito de estufa que emitem para a atmosfera: máquinas agrícolas, fabrico de agroquímicos, utilização de fertilizantes, as vacas e o seu metano...Atualmente, o planeta está a um passo de aumentar a temperatura em mais de 3 graus, o que teria consequências terríveis para a vida na Terra.
Minimizar o impacto ambiental gerado pelas atividades agrícola e pecuária não é apenas necessário e benéfico para o ambiente, mas também para a rentabilidade e melhoria dos processos produtivos dos animais e das plantas. Quando os profissionais do setor reduzem a pegada de carbono, reduzem o uso de fertilizantes ou de outros produtos desnecessários, poupando custos em fatores de produção.
Também poupam energia, graças à melhoria da eficiência energética das instalações, reduzindo a fatura da eletricidade. Aplicando as medidas necessárias, poderão aceder aos apoios dos eco-regimes da PAC e, com isso, conseguir novas oportunidades de negócio e entrar em novos mercados. Em suma, estamos a falar de um processo que não só ajuda a aumentar a produtividade, como também cuida de todos os seres do planeta e contribui para o combate às alterações climáticas.
Uma recuperação económica sustentável poderá reduzir as emissões de gases com efeito de estufa em 25% até 2030 e limitar o aquecimento global a 2°C. A Alltech propõe "sonhar alto, com os pés assentes na terra", e que cada um comece por fazer as mudanças que estão ao seu alcance. A redução da pegada de carbono é, sem dúvida, um grande passo ao alcance de todos.