UE: mais de €100 milhões para promover produtos agrícolas europeus

2015-10-23

Uma campanha de promoção dos produtos agrícolas da Europa vai ser lançada no próximo ano, com um orçamento superior a 100 milhões de euros e o lema "Enjoy, it's from Europe (Desfrute, é da Europa), foi divulgado dia 13 de outubro.

Segundo a Comissão Europeia, os produtores terão à disposição programas, num total de 111 milhões de euros, para procurarem novos mercados e promoverem o consumo dos seus produtos dentro e fora da União Europeia (UE). O executivo comunitário decidiu aumentar a taxa de cofinanciamentos e diminuir a burocracia na aprovação dos projetos.

O orçamento europeu para a promoção está a ser aumentado progressivamente, com Bruxelas a estimar que chegue aos 200 milhões em 2019, depois de ter começado nos 61 milhões de euros em 2013.

A taxa de cofinanciamento irá aumentar dos 50% para os 70-80%, enquanto o apoio nacional desaparece para criar condições iguais de concorrência no espaço comunitário.

O comissário responsável pela Agricultura e Desenvolvimento Rural, Phil Hogan, lembra que as exportações agrícolas comunitárias representam 110 mil milhões de euros, criação de emprego e crescimento nas zonas rurais para justificar a sua satisfação em divulgar o novo projeto de promoção.

«Estou particularmente satisfeito por anunciar a autonomização de 30 milhões de euros para o setor, em dificuldades, do leite e da carne de porco de um total de 500 milhões de euros dirigido para os mercados agrícolas recentemente anunciado», acrescentou.

 

Fonte: Lusa (via Agronegocios.eu)

Alltech Portugal

Facebook: AlltechEurope

Web: Alltech.com/Portugal

Alltech Portugal

Parque Empresarial Primóvel, Estrada Terras da Lagoa, Edifício A3 – 2º C

Rio de Mouro |  2635-595 Rio de Mouro 

Tel: (+351) 219605510   

Email: infoportugal@alltech.com

 

background image