Sustentabilidade: Uma Perspetiva de Crescimento

2016-07-19

Sustentabilidade: Uma Perspetiva de Crescimento

Mike Helle é produtor de legumes e melões há 25 anos. Para se manter competitivo, ele procura novas ideias, que o ajudem na eficiência da produção, e práticas agrícolas que melhorem a gestão dos seus 728 hectares perto Edinburg, Texas.

Uma das empresas que compra e distribui produtos de Helle é a J & D Little Bear Produce. A empresa, líder na produção de legumes e melão, localizada no vale do Rio Grande, no Texas, é mais conhecida como HoneySweet® Onion.

Little Bear Produce está também comprometida em preservar os recursos naturais, incluindo a água e a terra.

"Nós aderimos e começámos a empregar práticas de produção sustentável antes destas serem chamadas popularmente de sustentáveis.", referiu Jeff Brechler, Diretor de produção e vendas da Little Bear Produce.

Como exemplo, referiu terem sido os primeiros, no vale do Rio Grande, a usar a rega gota-a-gota e a cobertura do solo com plástico. Agora, a rega de gota-a-gota é amplamente adotado por muitos produtores locais, incluindo o Helle, para conservar a água numa área que está exposta aos caprichos do tempo da Mãe Natureza. "O vale passou pela pior seca em 2013, para o ano mais chuvoso, em 50 anos, em 2015.", referiu Helle.

Há três anos atrás, Helle começou a introduzir biológicos naturais nas suas práticas, de modo a combater o stresse nas culturas. "Eles podem estimular as defesas das plantas para torná-las mais saudáveis ​​e ajudá-las a resistir às doenças e insetos", referiu.

 Ao incorporar biológicos naturais com produtos químicos convencionais, Helle tem verificado uma maior eficiência nas suas colheitas. Nomeadamente, verificou que não necessitou de aplicar um inseticida extra na sua cultura de couves no ano passado.

O uso de um pulverizador eletrostático, com assistência de ar, também lhe permite usar 30% menos produtos químicos por acre (unidade de medida antiga usada para medir terras, 1 acre equivale a 4042 m²)

 

Melhorar a saúde do solo

Helle acredita que, ao longo do tempo, o uso de produtos biológicos vai ajudar a melhorar a saúde do solo. "Depois de tantos anos de práticas convencionais, os micróbios naturais diminuíram", acrescentou.

As culturas de cobertura, compostagem e a rotação de culturas fazem parte dos esforços da Little Bear Produce para preservar a terra. A rotação de culturas inclui o crescimento de grãos e feijão-frade em alternância com frutas e legumes.

"É uma prática natural que diminui a erosão e, naturalmente, coloca mais fertilizantes de volta ao solo", acrescentou Brechler. "Estamos sempre à procura de implementar práticas que diminuam a exaustão do solo."

 

 

O futuro: estabilidade e capacidade de sobrevivência

 Anteriormente, um blogue da Alltech Crop Science partilhou que um número cada vez mais elevado de consumidores se preocupam com o impacto social e ambiental na produção de alimentos e têm isso em atenção na hora de comprar os seus alimentos. Estes escolhem, também, os alimentos da sua dieta com vista a prevenir possíveis problemas de saúde.

Cada vez mais consumidores tomam consciência de quão importante é “comer as suas cores”, ecoou Brechler, salientando o pedido crescente dos consumidores por produtos hortícolas brancos, roxos e verdes. À luz deste pedido, o Little Bear Produce aumentou a produção de couves de 6 acres por semana, para 25 acres por semana.

Como produtores, continuam a integrar medidas de sustentabilidade para fornecer as escolhas dos consumidores. Brechler destaca que a indústria dos frutos e produtos hortícolas dos EUA devem ser capazes gerar lucros para competir num mercado cada vez mais global. Para o efeito, além de melhorar a eficiência de produção, Helle procura ganhar o estatuto de “certificado de sustentabilidade”, que pode levar ao aumento de prémios para a sua produção.

"A sustentabilidade também tem de fornecer a capacidade de sobrevivência", concluiu Brechler. "Ambos (Produce Little Bear e Helle) estamos a trazer a segunda geração para as nossas intervenções. Isso é importante para nós. "

 

Fonte: https://ag.alltech.com/en/blog/sustainability-growing-perspective

Alltech Portugal

Facebook: AlltechEurope

Web: Alltech.com/Portugal

Alltech Portugal

Parque Empresarial Primóvel, Estrada Terras da Lagoa, Edifício A3 – 2º C

Rio de Mouro |  2635-595 Rio de Mouro 

Tel: (+351) 219605510   

Email: infoportugal@alltech.com

 

background image