Cinco estratégias para otimizar a eficiência alimentar no segundo semestre de 2016

2016-08-26

A rentabilidade anual é quase sempre decidida durante os meses quentes de verão. O gado tem de superar as temperaturas de verão e ganhar eficiência, sendo que está em jogo a rentabilidade dos produtores. Confira as dicas para garantir que está a otimizar a eficiência alimentar para o segundo semestre de 2016.

1.Defina “eficiência” de forma adequada

Escolher uma definição exata e consensual de “eficiência” entre os produtores não é fácil. Deve o conceito de eficiência concentrar-se apenas no aumento do peso da carcaça face aos dias de alimentação? Ou deverão indicadores como o custo total de produção, o índice de conversão ou os custos gerais de alimentação desempenhar um papel mais significativo na determinação dos custos de produção?

Embora haja discordâncias entre os produtores, existem duas características constantes na definição de um funcionamento eficiente. A primeira é determinar exatamente a soma total de insumos necessários para a saída do produto final, e se isso poderia ser feito melhor (esta é a definição mais básica de eficiência). Infelizmente, muitas ferramentas podem ser desconhecidas do produtor, tais como as técnicas mais eficientes de gestão, novas tecnologias a implementar ou preocupações ambientais imprevistas, entre muitos outros. A segunda caraterística de um funcionamento eficiente é assegurar que as práticas atuais promovem um sistema viável e rentável para o futuro previsível. Uma produção “eficiente” com retornos decrescentes a longo prazo prejudica a indústria como um todo.

 

2. Use tecnologia para gerir a dieta 

Usar a tecnologia para promover a eficiência é uma oportunidade constante para os produtores. O Modelo de Fermentação in Vitro da Alltech®(In Vitro Fermentation Model  (IFM) ) gerou dados encorajadores. O IFM – In Vitro Fermentation Model da Alltech® é uma ferramenta de diagnóstico que simula a fermentação ruminal e avalia o valor nutricional de uma ração mista em termos de digestibilidade e produtos finais de fermentação.

Recentemente, foram feitas demonstrações, usando o IFM, para testar a qualidade nutritiva de gramíneas na Flórida. Foram enviadas amostras para o laboratório IFM da Alltech® em Brookings (Dakota do Sul), e estas foram testadas com e sem a tecnologia de eficiência alimentar da Alltech® - Fibrozyme®. A Fibrozyme® é uma enzima exclusiva de degradação da hemicelulose, que melhora a taxa de digestão no rúmen do gado bovino. A tecnologia enzimática de Fibrozyme tem a chave para desvendar os desafios associados à digestibilidade da fibra.

 
Na prática, o que nos mostra o IFM é que, quando utilizada numa ração, a Fibrozyne® pode começar imediatamente a quebrar a fração da parede celular da fibra vegetal no ambiente do rúmen. Esta ação rápida impulsiona a digestão, tornando os nutrientes facilmente disponíveis e o acesso mais facilitado a outras estruturas da planta.
 Estes tipos de tecnologias e modelos de alimentação podem ajudar os produtores a melhorar a eficiência no seu trabalho.

3. Saiba o que está para vir

Perspetiva-se que o ano 2017 será marcado por grandes mudanças na indústria da carne. A 1 de janeiro de 2017, a Veterinary Feed Directive (VFD) será implementada nos Estados Unidos pela Food and Drug Administration de modo a aplicar uma supervisão veterinária nos produtos utilizados na alimentação animal, tais como os antibióticos. A VFD será implementada para promover o uso criterioso de antibióticos, num esforço para proteger a saúde pública, limitando o desenvolvimento da resistência aos antibióticos. Isto irá restringir qualquer uso de antibióticos para promover o crescimento ou a eficiência alimentar. Uma vez que as mudanças estão em pleno vigor, será ilegal o uso de antibióticos, clinicamente importantes, sem receita médica veterinária, e eles só estarão disponíveis para uso preventivo, controlar ou tratar doenças especificamente identificadas.

 Isto é importante para a eficiência, porque como o gado é colocado quer em confinamento, quer em pastagens, certas tecnologias, durante o seu ciclo de alimentação, podem ser removidas e a sua dieta mudar. Essas mudanças podem afetar negativamente a eficiência. Os produtores precisam planear com antecedência e começar a olhar para métodos de produção alternativos que promovam a eficiência e rentabilidade em consonância com as normas implementadas pela VFD.

 

4. Obter mais pelos seus esforços
 
Eficiência não significa apenas obter o máximo do seu rebanho, também significa encontrar mercados e oportunidades que o ajudem a obter um maior retorno sobre o seu investimento. Seja seletivo na escolha dos fornecedores e acreditações. Calcule o retorno esperado sobre o investimento e persiga agressivamente esse objetivo. Lembre-se que a alimentação representa até 70% dos seus custos de produção – tire o máximo proveito de cada euro investido.

A Alltech desenvolveu, recentemente, uma parceria com a Where Food Comes From, a empresa-mãe do IMI Global, e tornou-se o seu primeiro parceiro de Feed Verified. Foram verificadas 15 tecnologias da Alltech através deste programa de modo a clarificar e certificar o seguinte: livre de antibióticos, gado tratado sem adição de hormonas (NHTC), certificação GAP (bem-estar animal) e o não uso de OGM’s. Os produtores que usam estas tecnologias podem beneficiar de mercados específicos e conseguir obter um valor acrescentado pelo seu produto.

 

5. Continue a perguntar por aí!

Por último, mas não menos importante, continuar a olhar em volta e a fazer perguntas sobre como a produção pode melhorar, sobretudo durante o verão onde as temperaturas são mais quentes provocando um maior stress no gado. Na Alltech disponibilizamos várias informações e webinars gratuitos para ajudar os produtores. Poderá ouvir a gravação do nosso mais recente webinar AQUI que incidiu sobre:
• Saber identificar os sinais de stress térmico em bovinos de carne.
• Aprender como a nutrição pode influenciar o stress térmico.
• Estratégias de maneio para gerir o stresse por calor.
• Melhorar o desempenho geral do rebanho.
 
 
Para obter mais informações sobre essas estratégias, entre em contato com a Alltech Portugal!

Fonte: https://ag.alltech.com/en/blog/five-strategies-optimize-your-feed-efficiency-second-half-2016

Alltech Portugal

Facebook: AlltechEurope

Web: Alltech.com/Portugal

Alltech Portugal

Parque Empresarial Primóvel, Estrada Terras da Lagoa, Edifício A3 – 2º C

Rio de Mouro |  2635-595 Rio de Mouro 

Tel: (+351) 219605510   

Email: infoportugal@alltech.com

 

background image