Alltech Feed Survey (pesquisa de alimentação Alltech)

2016-01-27

Alltech Feed Survey (pesquisa de alimentação Alltech) revela uma tendência de aumento em 14% nas toneladas de alimentação global nos últimos cinco anos

Com o aumento global da renda disponível, os consumidores têm desenvolvido um gosto pela proteína, e, ao longo dos últimos cinco anos, a indústria de alimentos para animais acompanhou essa demanda. Resultados da pesquisa de alimentação global da Alltech, divulgados no dia 22 de janeiro, pela Alltech estima que a alimentação internacional está agora em 995.5 milhões de toneladas, um aumento de 1,5% face ao ano passado e um aumento de 14% desde que a Alltech publicou os primeiros resultados deste estudo em 2011.

A análise das tendências destes cinco anos apresentaram um crescimento predominantemente dos setores de alimentação dos suínos, de aves e aquáticos, com uma intensificação da produção no continente Africano, Médio Oriente, regiões da América Latina e Europa.

"A indústria de alimentos é um excelente barómetro da saúde económica e, com base nos nossos cinco anos de dados, prevê-se um crescimento económico de forma mais precisa do que muitos outros índices", disse Aidan Connolly, vice-presidente de inovação da Alltech, que liderou a iniciativa de realizar a pesquisa.

A pesquisa de alimentação global (Global Feed Survey) avalia a produção de alimentos compostos para animais de mais de 130 países, através de informações obtidas em parceria com associações de alimentação locais e com as equipas de vendas da Alltech, que visitam mais de 32.000 fábricas de ração por ano.

Em 2016, esta pesquisa mostrou que a ração para aves tem a quota de mercado e cresce mais rápido do que qualquer outra espécie, com 46% do total global de alimentação fabricada especificamente para frangos de corte, poedeiras, perus, patos e outras aves. A pesquisa deste ano, também, confirmou que o milho e farelo de soja são, globalmente, os ingredientes da ração padrão.

Os 10 maiores produtores de alimentos do mundo permanecem os mesmos: China, Estados Unidos, Brasil, México, Índia, Espanha, Rússia, Alemanha, Japão e França. Como região, a Europa teve o maior crescimento, mais de 13 milhões de toneladas do que no ano passado, sendo as maiores contribuições provenientes de Rússia, Turquia, Bielorrússia e Polónia.

Abaixo 2%, em relação ao ano passado, a China ainda detém o título de principal produtor de alimentação animal, na pesquisa efetuada, com 179.930 milhões de toneladas de ração, fabricadas nas 8.550 fábricas do país. No entanto, pelo terceiro ano líder mundial, a China relatou a consolidação de sua produção em toneladas de alimentação em menor número de fábricas de ração.

O número de fábricas de rações nos Estados Unidos e no Brasil, o segundo e terceiro maiores mercados, também diminuiu. Os EUA produziram 172.730 milhões de toneladas, em 6.012 fábricas de rações (6.718 fábricas em 2014); e no Brasil foram fabricados 68,7 milhões de toneladas, em 1.556 fábricas de rações (1,698 fábricas em 2014).

De acordo com Connolly, a consolidação da produção de alimentos em menos fábricas é impulsionado por muitos fatores. "Os chineses, em particular, veem no benefício de ter menos fábricas um menor custo para a alimentação animal, mais eficiência e um controlo mais fácil do ponto de vista de rastreabilidade e segurança alimentar", disse Connolly .

Outros notáveis dados estatísticos regionais e de espécies revelados pelo Inquérito de Alimentação Alltech 2016 são:

  • AS 5.545 fábricas de ração da Europa, com a contribuição da Rússia, aumentaram a sua produção em 22% em 2015, em comparação com o ano anterior. O Médio Oriente demonstrou um aumento de 17%, com 21.438 milhões de toneladas a partir das 719 fábricas da região. África, Ásia-Pacífico e América Latina cresceram 5, 4 e 3% respetivamente, enquanto a América do Norte manteve-se estável.
  • Produção de ração para suínos caiu 2%, com 253.53 milhões de toneladas. A aquática, com 35,47 milhões de toneladas, teve uma queda de 5% este ano, embora fora da China este valor parece estar relacionado com a recolha de dados mais precisos e não um declínio específico, especialmente tendo em conta que a aquacultura tem sido um produtor com um aumento de 19% do total, nos últimos cinco anos. Alimentação para equinos, com 8,22 milhões de toneladas, teve uma queda de 2% em relação a 2014.
  •   Produção de ração para aves continua a crescer, com um aumento de 5%, agora com um total de 463.69 milhões de toneladas. Alimentação para ruminantes também foi positiva, com um aumento de 3%, em 201.36 milhões de toneladas. Os animais de estimação com 4%, em 22,59 milhões de toneladas.

"Tendo-se reunido com grupos como a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) em Roma e a International Feed Industry Federation (IFIF), a Alltech sabe o quão difícil é para compilar e comparar estes dados, mas também como é valioso na jornada de alimentar um planeta com mais de 9 biliões de pessoas até 2050 ", disse Connolly. "Com cinco anos de trabalho por trás do estudo, este é o conjunto de dados mais sólidos e fiáveis sobre o sector disponíveis hoje."

A Global Feed Survey da Alltech apresenta uma estimativa de alimentação em toneladas e tendências do mundo, destinando-se a servir como fonte de informação aberta para políticos, decisores, bem como outros membros da indústria.

 

Para ver o mapa interativo que mostra o total de alimentação produzida por país clique aqui - http://stories.alltech.com/global-feed-survey-2016.html

Também pode fazer o download do folheto Global Feed Survey da Alltech e ver o vídeo da webinar aqui - https://go.alltech.com/feedsurvey

 

Fonte: https://www.alltech.com/news/news-articles/2016/01/22/alltech-feed-survey-trend-reveals-14-increase-global-feed-tonnage-over

Alltech Portugal

Facebook: AlltechEurope

Web: Alltech.com/Portugal

Alltech Portugal

Parque Empresarial Primóvel, Estrada Terras da Lagoa, Edifício A3 – 2º C

Rio de Mouro |  2635-595 Rio de Mouro 

Tel: (+351) 219605510   

Email: infoportugal@alltech.com

 

background image